Política

Roda de conversa com médicos no Novembro Azul alerta homens para a necessidade de prevenção do câncer de próstata

Publicado

em


A seção de serviços sociais da Alego promoveu na manhã desta quarta-feira, 10, uma roda de conversa voltada à campanha de conscientização relativa à prevenção do câncer de próstata, Novembro Azul. O encontro teve lugar no salão nobre da Casa de Leis.

O evento foi conduzido pelo médico urologista Marco Túlio Alves Cruvinel. Formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 2000, fez residência médica em urologia na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, e é membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e da American Urological Association, além de pós-graduado em cirurgia robótica pelo Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

Participaram também, o deputado Coronel Adailton (Progressistas), o chefe da Seção de Serviços Odontológicos, Fabiano Amaral Vannucci, o chefe da Diretoria de Gestão de Pessoas, Tasso Honorato Reis Junior, e o diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, Marcos Antônio Nogueira. 

Prevenção

Durante o bate-papo, Marco Túlio ressaltou que o câncer de próstata é o mais comum entre os homens depois do câncer de pele. “O Novembro Azul é uma campanha que foi lançada em 2003, quando a ênfase era procurar um tratamento para o câncer de próstata. Hoje o enfoque mudou e é voltado para a saúde masculina com ênfase no câncer de próstata. Pedimos que os homens procurem um médico para fazer uma investigação de todos os itens relacionados à saúde masculina”, afirmou. 

READ  Projeto reserva vaga para idosos nas praças de alimentação de shoppings

O médico lembrou disse inda que hoje, além do câncer de próstata, outras doenças também devem ser investigadas, como diabetes, pressão alta, dislipidemia, dentre outras. “Uma que está muito comum hoje em dia, é o envelhecimento masculino, que chamavam antigamente de andropausa, mas esse termo não existe mais. É uma doença androgênica caracterizada pela diminuição da testosterona e isso pode acarretar várias doenças, entre elas a obesidade, diabetes e outras alterções.” 

Em relação aos sintomas, o urologista ressalta que no estágio inicial, nenhum sintoma se manifesta e por isso a prevenção é tão importante. “Quando o paciente faz os exames e o toque retal no tempo certo, nós conseguimos diagnosticar o câncer em uma fase precoce, onde existe 90% de chance de cura com o tratamento.” 

Marco Túlio afirmou ainda que o exame de toque e prevenção é recomendado a partir dos 50 anos para homens que não tenham histórico da doença na família. Para quem tem pai ou irmão que teve câncer de próstata, o recomendado é a partir dos 45 anos. O médico frisou que pessoas obesas e pacientes que são afrodescendentes fazem parte do grupo de risco. 

READ  BC: contas públicas fecham novembro com saldo negativo de R$ 20 bi

Preconceito

Marco Túlio lembrou enfatizou que a Diretoria de Saúde da Alego está focada na saúde do homem neste mês. “Estamos abertos para fazer vários exames, para que os funcionários da Alego com mais 50 anos, nos procurem para fazer sua prevenção e diagnóstico precoce. O preconceito deve ficar no passado, o toque retal é um exame simples e rápido e que pode sim ajudar a fazer um diagnóstico precoce, onde o homem pode tratar a doença, ficar curado  e ter uma longa vida pela frente.” 

O diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, Marcos Antônio Nogueira, enfatizou a importância da campanha, que já teve várias edições, mas devido a pandemia teve que ser suspensa. “O importante é a conscientização dos homens. O maior problema é essa dificuldade da maioria, que inventa desculpas para fugir do exame. Alguns têm medo de descobrir algo e acabam não fazendo. É muito importante a prevenção, que posibilita descubrir o câncer no início, e nesses caso existe cura”, disse.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA