Geral

Saiba quem são os vencedores do Prêmio LGBTQIA+

Publicado

em


“Desde que assumi a gestão da pasta de Cultura e Economia Criativa, voltei minha atenção e preocupação para a comunidade LGBTQIA+, simultaneamente uma das mais invisíveis e fortes da cadeia de cultura.”Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa

Com aporte de R$ 150 mil, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec–DF) selecionou 50 artistas da comunidade LGBTQIA+ para serem premiados com R$ 3 mil cada. A cerimônia acontece nesta quinta-feira, às 20h, no auditório do Museu Nacional da República, em cerimônia restrita a convidados, respeitando os protocolos sanitários.

“Desde que assumi a gestão da pasta de Cultura e Economia Criativa, voltei minha atenção e preocupação para a comunidade LGBTQIA+, simultaneamente uma das mais invisíveis e fortes da cadeia de cultura. Historicamente perseguidos, seja pela ditadura militar, seja pelo preconceito e práticas homofóbicas, acredito que esse segmento precisa de ações afirmativas para mostrar a sua potência”, diz Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa do DF.

O reconhecimento se consolidou após a inclusão, pela pasta, de artistas LGBTQIA+ no Cadastro de Entes e Agentes Culturais (CEAC). O Edital Nº 13/2021, por sua vez, buscou democratizar o acesso de novos agentes, com reserva de 20% das vagas para aqueles que nunca haviam sido contemplados por editais do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

A comissão de seleção do prêmio avaliou 300 fichas de inscrições e portfólios de artistas consagrados no segmento, que concorreram ao certame por suas devidas contribuições ao desenvolvimento artístico do DF e Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).

O secretário Bartolomeu Rodrigues, que fará a entrega da premiação nesta quinta-feira, acredita que segmento LGBTQIA+ precisa de ações afirmativas para mostrar a sua potência | Foto: Marina Gadelha/Secec

A subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural (SDDC), Sol Montes, explica que o projeto de premiação surgiu a partir do entendimento de que a população LGBTQIA+ é numerosa, potente, criativa e, ao mesmo tempo, invisibilizada pelo estado.

“Tivemos 300 inscrições de todas as regiões administrativas (RAs), trazendo-nos dados e números que permitem pensar futuras políticas públicas mais precisas. Basta ler as histórias de cada um para saber que esse segmento merece cada vez mais nosso apoio”, diz Sol Montes.

Com o objetivo de prestigiar e dar protagonismo aos artistas, o balanço da Secec é de que o prêmio cumpriu seu papel de inclusão. Segundo análise da SDDC, o índice de contemplados como primeiro beneficiário ultrapassa o número de vagas reservadas. A comissão também optou por premiar seguindo os parâmetros de equidade de gênero.

READ  Saiba como usar a autenticação para proteger suas compras na internet
Ansiosa pela premiação, Jéssica Alves tem o reconhecimento pela sua trajetória como produtora cultural | Foto: Arquivo pessoal da artista

Na publicação dos resultados, a Secec teve o cuidado de prezar pela divulgação dos nomes sociais de cada proponente, conforme política pública estabelecida no Decreto nº 37.982, de 30 de janeiro de 2017.

Orgulho e bem-querer

“Eu já estou com a roupa de ir”, brinca Jéssica Alves, premiada por sua trajetória como produtora cultural, desde 2017 atuando como coordenadora das Paradas de Brasília e Taguatinga. “A verdade é que estou muito ansiosa, com saudades de eventos. Mesmo que seja com poucas pessoas, isso vai ser importante”, completa.

Para Jéssica, mulher negra, ceilandense e bissexual, suas produções buscam valorizar, sobretudo, as interseccionalidades (estudo da sobreposição ou intersecção de identidades sociais e sistemas relacionados de opressão, dominação ou discriminação) artísticas da sigla. Jéssica produz a também premiada Kédma Thaís, a cantora ceilandense de nome artístico Prethaís.

Kédma Thaís, que utiliza o nome artístico Prethaís, agradece a valorização que é dada a uma das comunidades que mais resistem fazendo arte neste país | Foto: Arquivo pessoal da artista

“Fico imensamente grata, pelo olhar sincero para com uma das comunidades que mais resiste fazendo arte neste país. Fazer música representando corpos negres LGBTQIA+ que amam seus semelhantes e ser reconhecida por isso é importante, sobretudo nesse momento”, diz a cantora e compositora.

Entre lentes, câmeras e flashes, Emanoel Nobre, residente da M-Norte, fotografa seres humanos em interações, incluindo a fantasia em seu processo de criação. Ele conta que busca tornar a realidade mais poética e silenciosa.

“No começo, não entendia muito bem se o que eu estava fazendo era bom ou ruim, mas com estudos e práticas, eu fui me moldando aos poucos, na verdade, ainda estou em processo. Participei da premiação sem muita expectativa, mas com fé no que eu faço e acredito”, relata Emanoel.

Emanoel Nobre, que busca tornar a realidade mais poética e silenciosa, fotografa seres humanos em interações, incluindo a fantasia em seu processo de criação | Foto: Arquivo pessoal do artista

Carol Ribeiro, de Planaltina, dedica seu prêmio à mãe Maria Edna Ribeiro, falecida há 3 meses por complicações da covid-19. Carol é produtora cultural do DF, jornalista, oficineira de um projeto de poesia e atuante em campanhas que reforçam o respeito à identidade LGBTQIA+.

Assistente social, e envolvida com a comunidade, Maria Edna convivia com amigos músicos e artistas, o que, desde pequena, chamou a atenção de Carol. Ambas frequentavam a Casa de Cultura de Planaltina.

READ  Estado promove 1º Feirão de Empregos para LGBTQIA+

“Falo de minha mãe porque, mesmo com a sua partida, sinto ela viva nesse momento. Porque posso sentir as coisas em que ela acreditava se materializando de alguma forma. Não só para mim, como para outras pessoas, e, para fazer um adendo, às pessoas que acreditam que arte é um elemento transformador e inclusivo”, conclui Carol.

Prêmio LGBTQIA+ 2021
Data: 23/9
Horário: 19h
Local: Museu Nacional da República
Entrada restrita a convidados e selecionados no prêmio
*A gravação do evento ficará disponível no YouTube posteriormente

Confira a lista dos indicados para o prêmio:
– Artur Mello Cavalcante
– Carol Voigt
– Fábio Martins
– Edilene Colado
– Thango
– Luiz Gustavo Amorim Nunes
– Victor Hugo Soulivier
– Larisse Raquel de Jesus Lopes
– Larissa Hollywood
– Isadora Santos de Jesus
– Paulo Cesar Bastos da Silva
– Andy Souza
– Marcus Vinícius Azevedo de Mesquita
– Ruth Venceremos
– André Luiz Pinto Ferreira
– Maria Eduarda Santos Rodrigues
– Mel Mesquita
– Mary Gambiarra
– Iris Marwell
– Gherald George Almeida de Oliveira
– Amaro
– Emanoel Porto Nobre
– Pablo Hércules Cunha
– Ronnalty Cordeiro
– Madison
– Rafael Veiga dos Santos
– Haynna Jaciara Mendes e Silva
– Emerson da Ponte Lima
– Rafaelly Godoy Brito (La Conga Rosa)
– Lucas Miguel Salomão Meireles
– Elvira Retriever
– Fetxawewe Tapuya Guajajara Verissimo
– Bruno Henrique Coelho de Oliveira
– Kaio Kimera
– Alexandre Ribondi
– Ruan Ítalo de Araújo
– Baby Brasil
– Ana Caroline Brito Gonçalves
– Ricardo Caldeira de Souza
– Lélia de Castro Gramignolli
– Luis Gustavo Pereira Furtado
– Carolina Ribeiro
– Guylherme Almeida
– Debora Rita da Silva Pereira
– Jéssica Alves Silva
– Lu Shonda
– Kédma Thais dos Santos
– Caio Handel
– Leandro Gustavo
– Marcus Alexandre Torres de Souza

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA