Política

Sancionada lei que institui política de prevenção à violência doméstica em Goiás

Publicado

em

Foi sancionada pelo governador a Lei Estadual nº 21.499 (originalmente projeto de lei n° 2554/19, que recebeu o processo nº 2137/20 como apensado), de autoria dos deputados Eduardo Prado (PL) e Jeferson Rodrigues (Republicanos), que implementa em Goiás a Política de Prevenção à Violência Doméstica com Estratégia de Saúde da Família.

O projeto tem como foco a proteção de mulheres em situação de violência, de forma preventiva em ação a ser desenvolvida por agentes comunitários de saúde, que farão visitas domiciliares periódicas nas residências das famílias vítimas de violência doméstica. O intuito é difundir informação sobre a Lei Maria da Penha e os direitos por ela assegurados.

O texto da lei enfatiza que “são diretrizes da Política de Prevenção à Violência Doméstica com Estratégia de Saúde da Família” prevenir e combater as violências física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres; divulgar e promover os serviços que garantem a proteção e a responsabilização dos agressores e autores de violência contra as mulheres; promover o acolhimento humanizado e a orientação de mulheres em situação de violência por agentes comunitários de saúde especialmente capacitados, bem como o seu encaminhamento aos serviços da rede de atendimento especializado, quando necessário”.

READ  Goiás comemora produção da Cerveja de Mandioca

Na justificativa da matéria, está escrito que “é imprescindível que existam múltiplas ações visando coibir a prática da violência contra as mulheres, combatendo as violências física, psicológica, sexual. Com a ajuda dos agentes comunitários de saúde, esta política irá garantir a proteção de mulheres que vivem nessas situações”.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA