Distrito Federal

Saúde aplica 128 mil vacinas de primeira dose em uma semana e bate recorde

Publicado

em


O Distrito Federal deu um grande salto na vacinação contra a covid-19. Em uma semana, foram vacinadas 128.588 pessoas com a primeira dose da vacina (D1). Com isso, mais de 890 mil pessoas já foram vacinadas com a D1 no Distrito Federal.

Esse número corresponde a 38% da população acima dos 18 anos, para quem a vacinação é recomendada, e de 29% de toda a população do DF. Na última sexta-feira (18), foram aplicadas 25.728 doses batendo mais uma vez o recorde diário desde o início da vacinação.

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF
Pela segunda vez na semana, a Secretaria de Saúde ultrapassou a marca de 25 mil doses aplicadas, registrando 25.728 vacinas administradas em um dia | Foto: Geovana Albuquerque / Agência Saúde

Parte desta ampliação corresponde ao público acima dos 50 anos sem comorbidades, que passou a ser contemplado pela campanha de vacinação contra a covid-19 no início da semana, mediante agendamento no site. Na sequência, o público foi ampliado para 49 anos de idade.

Para o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, a tendência já esperada de uma maior demanda com a ampliação da vacinação para esta faixa etária foi correspondida e bem administrada pela estrutura de vacinação da Secretaria de Saúde.

READ  Aprovada em primeira votação matéria que trata do regime jurídico único dos servidores estaduais

“Tivemos uma alta procura dentro desta faixa etária e é isso que nós queremos. É vacinar para que possamos, cada vez mais, proteger a nossa população. Nós esperamos que esta procura aumente cada vez mais, principalmente agora, à medida que a gente avança para o meio da pirâmide, onde tem uma concentração maior da população brasiliense”, afirma Valero.

Pela segunda vez na semana, a Secretaria de Saúde ultrapassou a marca de 25 mil doses aplicadas, registrando 25.728 vacinas administradas em um dia, na sexta. Uma dessas doses foi destinada ao engenheiro agrônomo Luis Claudio de Holanda, que aos 51 anos e após um longo período de expectativa e isolamento, está vacinado contra a covid-19. Luis descreveu o momento como: de grande alegria.

“Foi um longo tempo de espera. Um longo período de reclusão, de isolamento social, de medo, de receio em pegar a Covid. Estou muito alegre, muito feliz. Mais feliz ainda por ter tomado a vacina na cidade que sempre me recebeu bem, então foi um momento de muita esperança”, afirma. Luis mora no estado do Mato Grosso, mas veio receber a vacina contra a covid-19 no DF.

READ  Rio tem fim de semana com 50 graus de sensação térmica

Elenita Teixeira, de 54 anos, também foi uma das vacinadas da semana. Na última terça, a agente administrativa buscou a UBS 1 do Riacho Fundo e recebeu a primeira dose do imunizante. Para ela, a vacinação “é a esperança de dias melhores.

De que tudo volte ao normal. O que eu sinto neste momento é uma alegria muito grande em poder ver esta união da nação em torno deste bem comum”.

Ampliações

Também nesta última sexta, a Secretaria de Saúde ampliou a vacinação para pessoas acima dos 49 sem comorbidades. O agendamento de vacinas para este público segue disponível no site https://vacina.saude.df.gov.br/. Vagas para pessoas com comorbidades também foram abertas.

* Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA