Cidades

Saúde: Confira o atendimento nas unidades durante o feriado de Corpus Christi

Publicado

em

s hospitais da rede pública estadual de Goiânia e do interior vão funcionar em regime de plantão na quinta-feira (16/6), feriado de Corpus Christi, e na sexta-feira (17/6), ponto facultativo nos órgãos estaduais. A assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) será realizada normalmente nos setores de urgência e emergência.

Algumas unidades do Governo de Goiás estarão fechadas apenas no dia do feriado, retomando os trabalhos na sexta-feira. É o caso dos bancos de sangue da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo), de Goiânia e do interior, que reabrem normalmente na sexta-feira, das 8h às 18h.

Já no sábado (18/6), o Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz, em Goiânia, funcionará das 8h às 12h, para atendimento de doadores e pacientes. O agendamento de doações pode ser feito pelo telefone 0800 642 0457 ou pelo site agenda.hemocentro.org. O atendimento diferenciado se deve à necessidade de repor os estoques de sangue e para destacar o Junho Vermelho, mês de conscientização para doação de sangue, lembrado no dia 14.

Não altera

Também em Goiânia, os atendimentos de urgência e emergência seguem normalmente, durante todo o feriado prolongado, nos Hospitais Estaduais da Mulher (Hemu, antigo HMI), da Criança e do Adolescente (Hecad), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), Hugo e também no Hugol, onde o Banco de Sangue não fará captações na quinta-feira, funcionando normalmente na sexta-feira.

A parte administrativa do Hemu e do HEMNSL funcionará em regime escalonado, voltando ao atendimento normal na segunda-feira (20/6), a partir das 7h. No Hugo, os colaboradores do setor administrativo retomam os trabalhos na sexta-feira.

Ainda na capital, o Hecad manterá o atendimento das consultas na assistência ambulatorial de especialidades pediátricas na sexta-feira. Na quinta-feira o pronto-socorro da unidade estará funcionando normalmente. A Sala de Vacinas (com disposição das doses de sarampo, influenza e Covid-19) ficará aberta sem interrupção da imunização de quinta-feira a sábado, das 8h às 17h.

READ  Governador empossa Sandro Rodrigues como secretário da Saúde

HEAPA

Os atendimentos de urgência e emergência também seguirão normalmente, em regime de plantão, no Ceap-Sol e no HDT. Já a farmácia ambulatorial e o ambulatório do HDT estarão fechados nos dois dias de feriado, retornando os atendimentos na segunda-feira (20/6). No Crer, os atendimentos ambulatoriais (consultas e terapias) ficarão suspensos na quinta-feira. As atividades no hospital voltam na sexta-feira.

Curativos

No Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS), o atendimento na quinta-feira será exclusivo para curativos, residência assistencial e UCP. Na sexta-feira todas as áreas estarão funcionando normalmente.

Não haverá atendimento ambulatorial no Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG na quinta e sexta-feira.  O funcionamento do ambulatório retornará na segunda-feira, a partir das 7h. Permanece normal, durante o feriado, a realização das cirurgias eletivas e de urgência e transplantes renais e de fígado, caso haja doação de órgãos. Já o Heapa e o Hutrin vão atender normalmente, em regime de plantão, na quinta e sexta-feira, mas com folga do setor administrativo, que só retorna ao trabalho na segunda-feira.

Regime de plantão

O Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) funcionará em regime de plantão durante o feriado prolongado, com recebimento de amostras para rotina de cultura microbiana, surtos, emergências e Covid-19, das 8h às 16h. Serviços administrativos, retirada de kits e outros insumos voltarão à normalidade na segunda-feira.

A Central Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) terá suas atividades interrompidas, retornando na segunda-feira. A Gerência de Transplantes de Goiás funcionará em regime de plantão, para atender os casos de notificação, captação e distribuição de órgãos. O telefone de plantão para os profissionais de saúde acionarem a equipe é o 3201-2200.

READ  Goiás inicia distribuição de 250 mil doses contra Covid-19 para crianças

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox) permanece em plantão 24 horas. O Disque Intoxicação 0800 646 4350 repassa, aos profissionais de saúde e ao público em geral, orientações sobre intoxicações, envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos.

Interior

Em municípios do interior onde o Governo de Goiás mantém unidades, os Hospitais Estaduais de Pirenópolis (Heelj), Anápolis (Heana), Formosa (HEF), do Centro-Norte (HCN, em Uruaçu) e Herso (Santa Helena de Goiás) manterão o atendimento de assistência, urgência e emergência em regime de plantão. Os setores administrativos dessas unidades retornam na segunda-feira, a partir das 8h.

Nos Hospitais Estaduais de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), Jaraguá (Heja), Itumbiara (HEI), São Luís de Montes Belos (HESLMB) e Luziânia (HEL), o atendimento de assistência, urgência e emergência segue normalmente durante o feriado de Corpus Christi, em regime de plantão. Já os setores administrativos não funcionarão na quinta-feira, retornando aos atendimentos na sexta-feira.

Policlínicas

As Policlínicas Estaduais de Posse, Goianésia, Quirinópolis e Formosa só vão paralisar o atendimento no feriado de Corpus Christi, ou seja, na quinta-feira, voltando ao atendimento normal na sexta-feira. Em São Luís de Montes Belos e cidade de Goiás, os atendimentos serão suspensos durante o feriado e o ponto facultativo, retomando as atividades na segunda-feira.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA