Geral

Saúde inicia curso sobre transplantes de órgãos e tecidos

Publicado

em


A Secretaria de Saúde, por meio da Central Estadual de Transplantes do DF (CET-DF), em parceria com a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), lançou a pós-graduação lato sensu – curso de especialização – em Gestão do Sistema Brasileiro de Transplantes de Órgãos e Tecidos, com público-alvo transdisciplinar, que terá início no próximo dia 25.

Curso integra estratégia para tornar o DF o centro formador de gestores em transplantes | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Foram abertas 40 vagas gratuitas, financiadas pelo Governo do Distrito Federal, com processo seletivo por edital, de modo a contemplar profissionais que atuam diretamente com doação e transplantes no DF, nos estados das regiões Norte e Centro-Oeste, e servidores do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde.

O curso despertou o interesse de profissionais de todos os estados e as 40 vagas disponibilizadas foram preenchidas. O autor e coordenador do curso, Anderson Galante, afirmou que há a expectativa de formar a segunda turma no próximo ano e contemplar todos os estados do Brasil, considerando o objetivo de tornar o DF o centro formador de gestores em transplantes.

“O DF tem ótimos indicadores de transplantes de rim, fígado, coração, medula, pele, córnea, sendo referência no assunto”, conclui.

READ  Decisão sobre reajuste de bandeiras tarifárias deve sair até o dia 30

O curso será on-line síncrono, em tempo real, e com uma carga horária menor na modalidade à distância. As aulas ocorrerão todas as quintas e sextas-feiras à noite durante um ano, contemplando 360 horas.

“O objetivo é capacitar os profissionais para utilizarem ferramentas de gestão e provocá-los a pensarem criticamente sobre o sistema e, como consequência, potencializar os serviços no DF, na tríade doação, captação e transplante”, explica Anderson Galante, que é enfermeiro e atua na CET-DF.

“Não há transplante sem doação e não há doação sem a participação da sociedade. Os gestores têm dever de transpor as paredes das instituições e alcançar a população, esclarecendo-a sobre dúvidas, desmistificando crenças, desfazendo medos para que a comunidade acredite que o processo de doação é seguro no Brasil e é dependente do “sim” dos familiares da pessoa que falece”, enfatiza Galante.

Segundo o enfermeiro, com gestão é possível interpretar os percentuais de recusa familiar para a doação de órgãos, mapear os gargalos do processo de trabalho e agir corretamente. Além disso, identificar hospitais que não notificam morte encefálica de pacientes, que são potenciais doadores de órgãos e tecidos.

READ  Emater capacita técnicos em curso de fruticultura tropical

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA