Geral

Saúde ocular nas escolas do Recanto das Emas

Publicado

em


A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, visitou, nesta quinta-feira (18), o Centro de Educação Pinheirinho Roxo, no Recanto das Emas, para conhecer o projeto Em um Piscar de Olhos. Acompanhada do deputado distrital Eduardo Pedrosa, conheceu o trabalho, que consiste em diagnosticar de forma precoce problemas oftalmológicos.

Projeto será realizado em todas as unidades de ensino do Recanto das Emas, examinando oito mil alunos | Fotos: Divulgação/Secretaria de Educação

O projeto será realizado em todas as unidades de ensino do Recanto das Emas, examinando oito mil alunos, com verba proveniente de emendas do deputado ao orçamento do GDF.

A escola Pinheirinho Roxo é a quinta da região a receber o atendimento. Os 380 alunos vão passar pela triagem. Caso seja detectado algum problema ocular, serão encaminhados para uma consulta mais detalhada em uma clínica parceira do programa. Se necessário, o projeto doará óculos aos pacientes.

“Este direcionamento gera uma economia de gastos e de tempo”, disse a secretária Hélvia Paranaguá, ao elogiar o processo de triagem

“A proposta é muito interessante. O equipamento utilizado para o exame é moderno, possui um sistema tecnológico que evita os incômodos causados ao dilatar as pupilas. É ideal para atender as crianças”, comentou Hélvia Paranaguá.

A funcionalidade do processo de triagem, uma vez que apenas as crianças que realmente necessitam de atendimentos específicos são encaminhadas para uma consulta, também foi elogiada pela secretária. “Este direcionamento gera uma economia de gastos e de tempo.”

READ  Prefeitura de Goiânia oferece serviços de saúde a mulheres da Região Noroeste pela Campanha Outubro Rosa, nesta quarta-feira (19/10) e quinta-feira (20/10)

Aprendizado prejudicado

O presidente do projeto, Leonardo Figueiredo, conta que, em média, 20% dos alunos nas escolas têm sido diagnosticados com problemas oculares. “Essas doenças estão entre as mais recorrentes nos colégios. Além de ser também uma grande responsável pela evasão escolar”, pontuou.

Leonardo cita ainda que, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, de 10% a 20% dos alunos primários necessitam de correções e cerca de 80% das crianças nunca realizaram exame oftalmológico. “Quando o diagnóstico é feito precocemente, podemos evitar, por exemplo, problemas no aprendizado”, reforçou o presidente do projeto.

CEI Pinheirinho Roxo

O Centro de Educação foi inaugurado em 2017 e atende atualmente 380 crianças de quatro e cinco anos de idade. Ao todo são oito salas de aula, anfiteatro, parque infantil, sala de leitura multiúso, laboratório de informática e pátio coberto. A escola também foi adaptada para receber crianças com necessidades especiais.

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA