Tocantins

Seagro e Adapec discutem plano de erradicação da febre aftosa

Publicado

em


Seagro e Adapec discutem plano de erradicação da febre aftosa

25/01/2021 – Leide Theophilo/Governo do Tocantins

O secretário da agricultura, pecuária e aquicultura (Seagro), Jaime Café esteve reunido com o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Paulo Lima, nessa sexta-feira, 22, para tratar sobre demandas da Agência e o plano de erradicação da febre aftosa, e assim tornar o Tocantins zona livre sem vacinação.

O Tocantins conta com fiscalização nas barreiras na prevenção de doenças e segundo o secretário Jaime Café o objetivo é apoiar os trabalhos do órgão. “A determinação do governador Mauro Carlesse é alinhar e fortalecer as ações em andamento e a estruturação da Adapec para dar continuidade a um atendimento eficaz ao agronegócio com foco nos produtores rurais”, pontuou.

O mormo foi também um dos assuntos do encontro que é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos (asininos, equinos e muares), não tem cura, nem existe vacina. Para conter a enfermidade, a Agência realiza a investigação epidemiológica, incluindo avaliação da movimentação dos equídeos do estabelecimento pelo menos nos últimos 180 dias anteriores à confirmação do caso. De acordo com o presidente da Adapec, Paulo Lima, “os protocolos sanitários são obrigatórios e não fogem o que determina o Ministério da Agricultura. Estamos fazendo investigação epidemiológica e quando concluirmos novos critérios serão determinados. É preciso a conscientização de todos os envolvidos para evitarem a propagação do mormo, que é acentuada pelo trânsito de animais”, explicou.

Ainda com relação à vacinação contra a febre aftosa, a próxima campanha está prevista para o mês de maio com expectativa da retirada da vacina ainda este ano de 2021. Uma reunião já está sendo agendada com o superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Tocantins, Rodrigo Guerra em busca de recursos e parceria.

Edição: Thâmara Cruvinel

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governador Wanderlei Barbosa e presidente da Faet discutem demandas do agronegócio
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA