Tocantins

Seciju e ATI capacitarão defensores públicos para manusear o Sistema de Gerenciamento da População Carcerária – Hades

Publicado

em


Seciju e ATI capacitarão defensores públicos para manusear o Sistema de Gerenciamento da População Carcerária – Hades

03/03/2021 – Shara Rezende/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e a Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI) oferecem treinamento para defensores públicos das varas criminais e execução penal do Estado do Tocantins para manuseio do Sistema Hades que é utilizado para o gerenciamento carcerário. O curso ocorrerá na sexta-feira, 5, iniciando às 9 horas, em plataforma virtual.

“Durante o curso, os defensores públicos serão qualificados a entrarem no Sistema e terão acesso aos dados de todos os custodiados que se encontram dentro das Unidades Penais do Tocantins em tempo real. Eles vão saber quantos são, quem são e onde estão. Com isso, terão acesso a todos as informações pessoais do preso, como: fotografias, dados processuais, passagens em unidades penais e quem são as pessoas cadastradas para visitar esses reeducandos”, explica o criador do Sistema, o escrivão de Polícia Civil e gerente da Divisão de Segurança Pública da Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI), David Neme Muradás, que ministrará o treinamento. 

Hades

O Hades, que é o Sistema de Gerenciamento da População Carcerária e de Combate ao Crime Organizado, foi implantado pelo Governo do Tocantins. É composto por informações confiáveis, céleres e transparentes sobre a rotina dentro da unidade e também características pessoais dos custodiados pelo Estado, garantindo, à administração prisional, os dados específicos para promover os protocolos de segurança e as políticas de ressocialização.

O sistema é utilizado por todas as Unidades Penais. Nele, é possível encontrar os mais diversos tipos de informações como: controle de visitas, controle de saídas da unidade, quantidade de atendimentos médicos, odontológicos e sociais prestados dentro das unidades, e também informações sobre as pessoas privadas de liberdade como: etnia, religião, sexo, orientação sexual e identidade de gênero, escolaridade, naturalidade e números de documentos.

O Sistema

O Sistema Hades foi desenvolvido, para a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), pelo escrivão de Polícia Civil e gerente da Divisão de Segurança Pública da Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI), David Neme Muradás, com a finalidade de facilitar a gestão das unidades prisionais e combater o crime organizado.

Acesso

O Sistema Hades pode ser acessado por qualquer dispositivo que tiver navegador web e acesso à internet. Está disponível para todas as forças do Sistema Único de Segurança Pública do Estado, que inclui Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Ministério Público do Estado (MPE) e Departamento Penitenciário Federal (Depen); e Ministério da Justiça (MJ); e neste momento, para a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO).

Nome

O nome Hades faz referência ao deus da mitologia grega, considerado o primeiro agente penal da história. Hades foi enviado para o Tártaro por seus irmãos e tinha a função de impedir que qualquer um fugisse do local.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Saúde abre inscrições para II Seminário Estadual on-line da Atenção Primária à Saúde
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA