Geral

Secretaria de Cultura participa do Fórum de Cidades Modernas

Publicado

em


O Governo do Distrito Federal esteve presente no 3º Fórum de Cidades Modernas, promovido pela prefeitura de Gdynia, na Polônia. O subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural da Secretaria de Cultura e Economia criativa do Distrito Federal (Secec), João Moro, participou, nesta quarta-feira (22), da reunião virtual de prefeitos, que contou com a presença de representantes da cidade anfitriã, de Tel Aviv (Israel) e de Kaunas (Lituânia).

Também estiveram virtualmente presentes o vice-prefeito de Tel Aviv, declarada patrimônio cultural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), e os prefeitos de Kaunas e Gdynia, com inscrição pendente na lista de Patrimônio Mundial.

A reunião foi apresentada pelo prefeito da cidade polonesa, Dr. Wojciech Szczurek, enquanto a moderação ficou a cargo de Jeremie Hoffmann, Chefe do Departamento de Conservação de Tel Aviv, que idealizou o Fórum de Cidades Modernistas e o organizou a primeira edição do evento, em 2017.

Moro destacou as características únicas da capital projetada por Oscar Niemeyer e construída por Juscelino Kubitschek, cercada por áreas verdes, sem muitos problemas com trânsito, sem as famosas esquinas, um verdadeiro ponto de encontro das regiões do Brasil.

READ  Depois de lei sancionada e publicada, a compra do Hospital do Servidor pela Secretaria de Saúde é efetivada

“Quando JK concebeu sua ideia de desenvolvimento do país, os 50 anos em cinco, ele transformou Brasília no destino de vários brasileiros, fazendo da cidade essa verdadeira mistura de culturas”, explicou o subsecretário.

O evento continua com atividades presenciais entre os dias 23 e 25 de setembro, com a realização da 8ª Conferência Científica Internacional, (tema “Arquitetura Industrial, Portuária e Urbana do Século XX”), e ainda prevê um passeio pelo centro da Gdynia modernista, monumento histórico polonês. A Secec não pôde enviar participante em razão das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa 

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA