Tocantins

Secretaria de Saúde do Tocantins realiza capacitação para controle do tabagismo

Publicado

em


Secretaria de Saúde do Tocantins realiza capacitação para controle do tabagismo

13/04/2021 – Laiany Alves/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES), em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), inicia nesta quarta-feira, 14, capacitação on-line sobre o Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, que tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a suas consequências na saúde da população. A capacitação, conduzida pela Gerência da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer da SES, termina no dia 15.

Participam desta capacitação, 108 profissionais da área da Saúde, dentre eles assistentes sociais, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, odontólogos e psicólogos, que estão distribuídos em seis regionais de saúde no Estado.

Segundo a técnica da Coordenação Estadual do Programa do Tabagismo, Nicéa Maria Ferreira Ribeiro, “no inicio do ano de 2021, foram entregues kits de materiais socioeducativos para as Campanhas Anuais do combate ao Fumo a mais de 73 municípios do Estado. No ano de 2020, realizamos três capacitações, sendo uma capacitação presencial e duas capacitações on-line em parceria com o Inca, para ampliar esta rede de atendimento no Estado. Atualmente, mais de 101 profissionais da área estão certificados no Programa Nacional de Controle do Tabagismo”, explicou.

Programa

O Programa Nacional de Combate ao Tabagismo tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil, com intuito de prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens. O Programa também visa ampliar a informação à população sobre os danos causados pelo consumo de tabaco e seus derivados, no âmbito individual e social, e suas consequências para a saúde coletiva e o meio ambiente.

Municípios participantes

Araguaçu, Colinas do Tocantins, Guaraí, Natividade, Palmas, Porto Nacional, São Salvador, São Valério, Sítio Novo, Sucupira, Tocantinópolis e Wanderlândia.

Edição: Luiz Melchiades

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Projeto desenvolvido pela Seciju busca o fortalecimento de competências dos servidores do Sistema Socioeducativo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA