Geral

Sedes amplia atendimento presencial nos Cras

Publicado

em


A vacinação dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) avançou. Cerca de 800 pessoas, entre servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e prestadores de serviços das entidades parceiras tomaram, pelo menos, uma das doses do imunizante. Com isso, a pasta amplia a retomada do atendimento presencial no Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Apenas em janeiro, as 27 unidades do Cras do DF atenderam 15 mil pessoas. Além de acabar com a espera que acontecia na porta das unidades, o novo modelo ampliou a assistência  | Foto: Divulgação / Sedes

Pelo menos um terço dos agendamentos é destinado ao atendimento presencial ao cidadão, nas 27 unidades. A medida foi estabelecida nesta semana, com o objetivo de seguir com a retomada gradual do trabalho convencional executados nesses locais.

“É importante destacar que, mesmo com a instalação da pandemia, no ano passado, as unidades não interromperam o serviço”, lembra a secretária de Desenvolvimento Social substituta, Ana Paula Marra.

De acordo com a gestora, o trabalho foi readaptado para continuar assistindo à população, mas com observância das medidas de segurança e higiene para o cidadão e para o servidor

“O Centro de Convivência, do Riacho Fundo I, por exemplo, além da oferta remota do serviço e atendimento socioassistencial às famílias referenciadas, passou a reforçar também o atendimento da demanda do Cras Samambaia, uma das maiores do DF”, explica Ana Paula Marra.

READ  Uma história de companheirismo na memória de Brasília

Retorno gradual

De janeiro até junho, foram realizados 102.956 atendimentos socioassistenciais na rede de proteção social do Distrito Federal

Desde o fim do ano passado, a Sedes implantou o agendamento para, em janeiro, voltar, gradualmente, a receber o cidadão no Cras. Assim, por meio dessa nova metodologia, as equipes programam o horário específico de ida do cidadão ao posto de serviços. A ideia é poupar o tempo e evitar aglomerações.

Quem busca por um atendimento socioassistencial do governo, deve fazer a solicitação por meio do site da secretaria ou pelo telefone 156, na opção 1. O sistema registra as características da família e o histórico do usuário e, por meio de uma pontuação, marca os atendimentos por ordem de prioridade e necessidade da família.

Além do atendimento nas unidades, o preenchimento e atualização do Cadastro Único foi ampliado para os sete postos do Na Hora.

Balanço dos atendimentos

De janeiro até junho, foram realizados 102.956 atendimentos socioassistenciais na rede de proteção social do Distrito Federal. Mesmo com adoção dos atendimentos remotos em razão da pandemia da covid-19, 65.352 famílias foram atendidas nas 27 unidades do Cras do DF.

READ  Edição 0550

Apenas em janeiro, as 27 unidades do Cras do DF atenderam 15 mil pessoas. Além de acabar com a espera que acontecia na porta das unidades, o novo modelo ampliou a assistência.

Foram quase mil atendimentos a mais, na comparação com o mesmo período de 2020. Em relação a 2019, foram quase duas mil pessoas a mais recebidas só no Cras.

Com o advento da pandemia, se comparar os dados de maio de 2019 e maio de 2021, a demanda aumentou em 97,88%. Para ajustar melhor a capacidade de atendimento a essa alta na demanda, foi preciso utilizar as informações dos cadastros para priorizar o atendimento às famílias que estariam em situação mais grave.

* Com informações da Sedes

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA