Geral

Semana do Cerrado terá atividades educativas em trilhas

Publicado

em


Em defesa do Cerrado, cerca de 500 pessoas participarão entre os dias 11 e 19 de setembro de caminhadas, corridas, remo, passeios de bike e a cavalo, exposições, recepções de parceiros, canicross e oficinas em trilhas que atravessam o Distrito Federal. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente do DF, da APA do Planalto Central, do Caminhos do Planalto Central-CPC e seus parceiros.

As ações para esses dias estão sendo organizadas de forma voluntária e colaborativa pela rede de parceiros que participam da criação do Sistema Distrital de Trilhas Ecológicas. São grupos de caminhantes e ciclistas, profissionais, agências e prestadores de serviços de turismo e outros amigos das trilhas.

Presente em 13 estados brasileiros, o Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, sendo superado apenas pela Amazônia. Ameaçado, o bioma já perdeu mais de 50% da sua cobertura natural  | Foto: Divulgação / Sema

Haverá programação por todo o DF, em especial, nas trilhas do CPC, os Arcos Brasília, Cafuringa e União, os Caminhos da Flona, as Ecotrilhas da Serrinha, as Trilhas Cristal Água e outros. Os Arcos do CPC partem de dois pontos de relevante interesse ambiental e histórico, a Pedra Fundamental no Morro do Centenário e a Floresta Nacional de Brasília.

READ  Hoje é Dia: semana recorda o adeus às cantoras Elis Regina e Maysa

Trata-se de uma ótima oportunidade para conhecer as trilhas ecológicas do DF e a importância do CPC para a conservação do Cerrado. O CPC é o Sistema Distrital de Trilhas Ecológicas (Lei nº 6.892/2021), proposta de conexão do território por trilhas para caminhantes, ciclistas, corredores, etc.

Opções

Na programação, de 11 a 19 de setembro, os participantes podem escolher entre 30 caminhadas, 7 opções de pedal e 7 de corrida. E ainda há alternativas para quem prefere a canoagem no Lago Paranoá, a sinalização botânica na Trilha União, o canicross na Pedra dos Amigos, para quem quer levar seu pet para as trilhas ou degustar queijos e cavalgar no Lago Oeste e Rota do Cavalo. Mais detalhes na programação.

Em função da covid-19, as atividades serão limitadas a 10 (dez) inscritos, buscando evitar aglomerações e atendendo aos protocolos de segurança.

Para facilitar as escolhas de locais, na inscrição as atividades estão distribuídas pelas seguintes regiões: Taguatinga, Gama, Planaltina, Lago Oeste, Sobradinho, Jardim Botânico, Santa Maria, Lago Sul, Lago Norte, Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, região central de Brasília, Brazlândia, Riacho Fundo.

READ  Encerramento das Atividades

Presente em 13 estados brasileiros, o Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, sendo superado apenas pela Amazônia. Ameaçado, o bioma já perdeu mais de 50% da sua cobertura natural. “Nas trilhas do CPC as pessoas têm a oportunidade de vivenciar a diversidade e a riqueza ambiental e cultural do DF. O objetivo é mostrar a importância das  Unidades de Conservação e das trilhas na integração de paisagens e para a  educação e a conservação ambiental”, ressaltam os organizadores do movimento.

*Com informações da Sema

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA