Tocantins

Semana do governador Carlesse é marcada por grandes inaugurações e anúncios de mais leitos de UTI Covid

Publicado

em


Semana do governador Carlesse é marcada por grandes inaugurações e anúncios de mais leitos de UTI Covid

26/02/2021 – Brener Nunes/Governo do Tocantins

A semana do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, foi marcada por inauguração da nova sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), de escola no município de Paraíso do Tocantins, entregas de ônibus, em Gurupi, e presença na posse do ministro Onyx Lorenzoni, em Brasília (DF). O Chefe do Executivo tocantinense também determinou a instalação e a contratação de novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Covid-19, liberou linha de crédito a produtores de leite e dialogou com os embaixadores do Egito e da Índia.

Nova sede do Naturatins

Na segunda-feira, 22, o governador Carlesse inaugurou a nova sede do Naturatins, em Palmas. Na ocasião, também foi aberto, oficialmente, o Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam), uma plataforma on-line que migrou os processos e os atos do órgão ambiental para o meio digital.

Em seu pronunciamento, Mauro Carlesse afirmou que os investimentos para o Naturatins vão trazer resultados rápidos quanto ao desenvolvimento do Estado.

Mais leitos de UTI Covid

Na terça-feira, 23, o governador Carlesse determinou à Secretaria de Estado da Saúde (SES), que tome todas as providências necessárias para a instalação de 16 novos leitos de UTI Covid no Hospital Geral de Palmas (HGP) e outros 20 no Hospital Geral de Gurupi (HGG). A decisão do Governador se baseia no aumento do número de leitos ocupados nos hospitais estaduais, que ultrapassou a marca de 70% e também por conta da ocupação total dos leitos da rede privada.

Já na quarta-feira, 24, o Governador determinou à SES que tome todas as providências necessárias para a contratação de novos 90 leitos de UTI Covid-19, na rede privada do Estado, de forma a complementar a oferta existente no SUS. A SES já trabalha no credenciamento de instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, para oferta destes leitos ao SUS.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Governo do Tocantins implantou 365 leitos Covid nos hospitais estaduais e também por meio de contratação de leitos na rede privada, todos atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Destes, 138 leitos são de UTI. Assim que os 16 leitos do HGP e os 20 leitos do HGG estiverem em operação, o Tocantins chegará a 174 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19, todos sob a gestão estadual.

Parcerias com Egito e Índia

A semana do governador Carlesse também contou com reuniões realizadas em Brasília (DF), na embaixada do Egito, na terça-feira, 23, com o general Alaa Mohamed; e na da Índia na quarta-feira, 24, com o embaixador Shri Suresh.

Na embaixada do Egito, o governador Carlesse discutiu possibilidades de parcerias entre o Tocantins e o Egito nas áreas de comércio internacional, agricultura, pecuária, mineração e turismo. Atualmente, o Egito tem uma demanda de quase 2 mil toneladas de carne bovina e de frango, fator que favorece o início de uma cadeia de negócios.

Com o embaixador da Índia, Shri Suresh, o governador Carlesse discutiu possíveis parcerias entre o Estado e o país asiático. No momento, foram debatidos pontos estratégicos para construir projetos que possam gerar ganhos econômicos para ambas as partes.

Posse do ministro Onyx Lorenzoni

Ainda na quarta-feira, em Brasília, o governador Carlesse prestigiou a posse do ministro Onyx Lorenzoni, que deixou o Ministério da Cidadania para ocupar a Secretaria-Geral da Presidência da República. A solenidade de posse ocorreu no Palácio do Planalto e foi conduzida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que ainda empossou João Roma para o Ministério da Cidadania.

Mestrado em Direitos Humanos

Na quinta-feira, 25, o governador Carlesse promoveu, no Palácio Araguaia, o lançamento do projeto O Poder Executivo no Estado Contemporâneo: Pesquisa e Extensão, a partir da oferta gratuita do curso de mestrado profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ/TO). Ao todo, serão destinadas 20 vagas exclusivamente aos servidores públicos da Administração Estadual.

Inauguração de escola em Paraíso

Também na quinta-feira, o governador Carlesse entregou as obras de reforma e ampliação da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira. Na oportunidade, também foi assinada a Ordem de Serviço (OS) para a retomada das obras da Escola de Tempo Integral (ETI) do município.

PMTO Móbile e troca de comando em Gurupi

Seguindo a agenda de quinta-feira, o governador Carlesse lançou o sistema de tecnologia PMTO Mobile, que visa dar maior agilidade ao atendimento policial no Estado. Também lançou o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e inaugurou a reforma do 4° Batalhão da Polícia Militar de Gurupi (4º BPM). A solenidade foi realizada na sede do Batalhão.

Entrega de ônibus escolares

Finalizando agenda oficial em Gurupi, o governador Carlesse entregou na quinta-feira, 25, dois ônibus para beneficiar alunos atendidos pela Associação Gurupiense dos Amigos do Basquete (Agab). A Agab é uma entidade privada que realiza trabalho voluntário na área esportiva para crianças e adolescentes, em sua maioria, filhos de famílias vulneráveis de Gurupi.

Na ocasião, o Governador assinou o Termo de Renovação de Convênio entre o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Agab, assegurando a continuidade da parceria. A renovação do convênio e a entrega dos ônibus visam fortalecer o trabalho social promovido pela entidade em Gurupi.

Liberação de linha de crédito a produtores de leite

Sensível aos problemas enfrentados pelos produtores de leite do Tocantins, afetados pela crise nacional do setor, o governador Carlesse determinou a criação de uma linha de crédito para auxiliar mulheres e homens que desenvolvem esta atividade no Estado. O anúncio foi feito pelo próprio Chefe do Executivo estadual na quinta-feira, durante webinar promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), que debateu a cadeia leiteira.

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Prefeito de São Félix apresenta demandas do Jalapão ao novo gestor da Adetuc
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA