Tocantins

Semarh e Instituto Espinhaço se reúnem para alinhar Projeto de Revitalização das Bacias dos rios Javaés e Formoso

Publicado

em


Semarh e Instituto Espinhaço se reúnem para alinhar Projeto de Revitalização das Bacias dos rios Javaés e Formoso

28/01/2021 – Robson Corrêa/Governo do Tocantins

Nesta quinta-feira, 28, foi apresentado para a titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Miyuki Hyashida, o Termo de Cooperação Técnica celebrado ainda em 2020 entre o Governo do Tocantins e o Instituto Espinhaço – biodiversidade, cultura, desenvolvimento socioambiental.

Durante o encontro, a secretária Miyuki Hyashida abriu discussões para reiniciar os alinhamentos para 2021. “A reunião foi bastante produtiva, principalmente no sentido de manter o acordo firmado anteriormente. A partir de agora, vamos dar prosseguimento aos trabalhos com o objetivo de revitalizar de forma sustentável as bacias do rio Javaés e do rio Formoso”, destacou.

A revitalização das bacias se apoia em quatro grandes eixos. O primeiro é a recomposição da vegetação nativa, por meio da recuperação de nascentes, de Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e das matas ciliares. O segundo eixo é o projeto de conservação de águas no solo, que envolve as Barraginhas, e tem a finalidade de diminuir o assoreamento das bacias dos rios Javaés e Formoso.

O terceiro eixo consiste no monitoramento para gerar dados como indicadores para melhoria dos trabalhos, possibilitando o fornecimento da água em quantidade e qualidade para os usuários e seus usos múltiplos. Já o quarto eixo se baseia no envolvimento da comunidade nas ações de conservação das nascentes, por meio das mobilizações sociais e educação ambiental entre os envolvidos no projeto, a fim de desenvolver um trabalho contínuo de preservação nas áreas que serão revitalizadas.

O projeto de Revitalização das Bacias do Rio Javaés e Rio Formoso é prioridade na gestão do Governo do Tocantins e está alinhado com as políticas públicas federais da área ambiental.

O Instituto

O Instituto Espinhaço é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir com ações que promovam e valorizem a afirmação territorial, o fortalecimento dos serviços ecossistêmicos, o apoio à educação ambiental e ao fortalecimento de capacidades e a promoção de novas práticas para o desenvolvimento sustentável no meio rural e nas cidades, com foco em resultados objetivos, práticos e palpáveis para a sociedade.

O Instituto está presente em 13 países e oito estados brasileiros. Trabalha com propostas, projetos e ações integradas com inovação, voltadas para o desenvolvimento humano, econômico e socioambiental, em sintonia com a recuperação dos serviços ecossistêmicos, a valorização da cultura brasileira e o desenvolvimento de alternativas inteligentes para as pessoas e os territórios, visando uma cultura de paz e equidade social.

Edição: Luiz Melchiades

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Polícia Científica auxilia na identificação de suspeito de furto na Controladoria-Geral do Estado
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA