Distrito Federal

Seminário virtual discute criação da Universidade do DF

Publicado

em


No próximo dia 20, às vésperas do 61 º aniversário de Brasília, o ambiente virtual sediará, durante o seminário Perspectivas e Desafios da Universidade do Distrito Federal – UnDF, as discussões que envolvem a criação da Universidade do Distrito Federal.

Organizado pela Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB), com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), o evento on-line visa discutir temas relevantes para a criação da UnDF, bem como conhecer os dados dos primeiros estudos de viabilidade para a criação da nova instituição.

Os três eixos de discussão planejados para o seminário incluem temas como ensino, pesquisa e extensão; e ciência, tecnologia e inovação na Universidade do Distrito Federal como estratégia para o desenvolvimento regional – tendo em vista que o foco da nova instituição acadêmica será o desenvolvimento social, econômico, tecnológico e científico do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

São esperados na abertura, André Clemente, secretário de Economia do Distrito Federal; Simone Benck, diretora executiva da Funab; Leandro Cruz, secretário de educação do DF; Rafael Prudente, presidente da Câmara Legislativa do DF; Marco Antônio Costa Júnior, diretor-presidente da FAP-DF; Adriana Rigon Weska, diretora-geral do Cebraspe; Marco Antônio Almeida Del’Isola, presidente do CEDF; e Jorge Amaury Maia Nunes, colaborador jurídico e professor.

A UnB é uma das duas universidades na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) | Foto: Divulgação/Agência Brasil

Projeto tramita na Câmara Legislativa

Em toda a Ride, a oferta do ensino superior está fincada em 88 instituições acadêmicas, sendo que 72 têm sede no DF (cinco públicas e 67 privadas) e outras 16 estão espalhadas pelos demais municípios que integram a Ride, todas privadas

O seminário Perspectivas e Desafios da Universidade do Distrito Federal é mais um passo rumo à criação da instituição. O Projeto de Lei Complementar que autoriza a criação da instituição acadêmica e define sua área de atuação, de autoria do Governo do Distrito Federal (GDF), começou a tramitar na Câmara Legislativa do DF em março de 2020 e vem passando por emendas e debates entre os parlamentares distritais.

Em paralelo à sua tramitação, o Cebraspe, com o apoio da FAP-DF e da Funab, está encarregado da elaboração do Projeto de Pesquisa Uma Universidade Distrital que, nesta primeira fase, concluiu os estudos de viabilidade para a criação da nova instituição. Entre os dados já levantados até o momento está, por exemplo, a caracterização da Ride, que se estende por aproximadamente 95 mil km2, possui 34 unidades administrativas (o DF e mais 29 municípios de Goiás e outros quatro em Minas Gerais) e uma população de 4,7 milhões de habitantes – dos quais 65%, cerca de 3 milhões, residem em Brasília.

READ  Pós-chuvas, limpeza é reforçada no Plano Piloto

Em toda a Ride, a oferta do ensino superior está fincada em 88 instituições acadêmicas, sendo que 72 têm sede no DF (cinco públicas e 67 privadas) e outras 16 estão espalhadas pelos demais municípios que integram a Ride, todas privadas. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), referentes aos Censos da Educação Superior (CenSup), de 2010 a 2019. Mas nesse grupo há apenas duas universidades: a Universidade de Brasília (UnB), pública e federal, e a Universidade Católica de Brasília (UCB), privada sem fins lucrativos – o que significa que a maior parte das instituições de ensino superior da região são unidades não-universitárias privadas.

Impactos educacionais

A expectativa é que a UnDF  contribua para a meta de elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior prevista no Plano Distrital de Educação – PDE 2015-2024 (meta geral do plano: aumento de 65%), ajude a melhorar a qualidade da educação superior e amplie a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior do Distrito Federal.

Espera-se também que ela agregue esforços à formação de profissionais da Educação Básica pública para o DF, segundo o previsto na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Outros impactos financeiros, regulatórios, logísticos, sociais, urbanísticos, econômicos e produtivos da criação da UnDF estão detalhados no estudo concluído pelo Cebraspe e parceiros.

O projeto de pesquisa Uma Universidade Distrital está sendo elaborado de forma conjunta entre a FAP-DF, a Funab e o Cebraspe

Debate aberto ao público

Todos os interessados poderão participar do evento virtual Perspectivas e Desafios da Universidade do Distrito Federal, no dia 20 de abril, a partir das 9h, com previsão de encerramento às 17h. Programação, informações e inscrições estão disponíveis no site.

Representantes do Governo do DF, da comunidade acadêmica, de instituições públicas e privadas, parlamentares distritais, agências de fomento, órgãos de representação profissional, do governo federal e comunidade do Distrito Federal foram convidados para o evento. A interatividade com o público poderá ocorrer ao longo da transmissão. Além disso, durante todo o período de inscrição e de realização do evento ficará disponível uma pesquisa para que os interessados possam apresentar suas contribuições ao projeto.

O seminário foi planejado para o formato de mesas de debates. Cada mesa terá dois debatedores e um mediador, que fará a interação entre os participantes. Organizações e entidades foram convidadas a apresentar textos com contribuições ao tema.

Sobre o projeto

READ  Encontro discute inovação no setor público

O projeto de pesquisa Uma Universidade Distrital está sendo elaborado de forma conjunta entre a FAP-DF, a Funab e o Cebraspe. A iniciativa visa a realização de estudos que irão avaliar a viabilidade de criação e implantação da Universidade do Distrito Federal com vistas ao desenvolvimento social, econômico, tecnológico e científico do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – Ride. Confira mais informações no seguinte site.

Funab

A criação da Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (Funab) foi autorizada pela Lei nº 5.141, de 31 de julho de 2013. Ela materializa o esforço de constituição e ampliação de uma política de educação superior pública em nível distrital, colocando a instituição na qualidade de mantenedora dessa oferta, com a finalidade de ministrar educação superior, desenvolver pesquisas e promover atividades de extensão universitária. A atuação da Funab se orienta a partir das necessidades do DF/Ride e prioriza a inclusão daquelas localidades com menor acesso à educação superior pública.

Confira mais em: http://www.funab.se.df.gov.br/

FAP-DF

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) é uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sob a forma de fundação pública. Sua missão é promover a interlocução entre os diferentes setores da sociedade para desenvolver o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação regional e encontrar soluções efetivas para as principais demandas do DF. Para o cumprimento dessa missão, a Fundação fomenta projetos de pesquisa, empreendedorismo inovador, soluções tecnológicas por meio de editais públicos, em parceria com instituições acadêmicas, científicas e tecnológicas nacionais e internacionais, além de apoiar projetos inovadores que visam o desenvolvimento do Distrito Federal.

Confira mais em: http://www.fap.df.gov.br/ 

Cebraspe

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é uma instituição sem fins lucrativos, criada com o objetivo de promover o ensino, a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico e institucional por meio da realização de estudos, pesquisas, programas e projetos nas áreas de avaliação, certificação e seleção. Ao longo dos anos, consolidou-se como uma organização agregadora, capaz de contribuir efetivamente para o desenvolvimento do país em todas as suas áreas de atuação. Por meio de suas avaliações e pesquisas, fornece informações enriquecedoras para o desenvolvimento das organizações, sejam elas públicas ou privadas.

Saiba mais sobre o Cebraspe em https://www.cebraspe.org.br/.

Serviço

Seminário Perspectivas e Desafios da Universidade do Distrito Federal.

Quando: Terça-feira, 20 de abril

Horário: das 9h às 12h30 e das 14h às 17h

Inscrições: https://projetoundf.com.br/inscricao/

Programação completa: https://projetoundf.com.br/programacao/

Contato: Alan Resah – Assessoria de Imprensa Funab – (61) 98292-8194.

*Com informações da Funab

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA