Política

Sequelados pela covid-19 poderão ter acesso a medicamentos gratuitos em Goiás

Publicado

em


Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de Lei n° 7361/21 de autoria do deputado Maycllyn Carreiro (PRTB). A matéria em questão assegura o acesso gratuito a medicamentos à pessoas sequeladas pela covid-19. 

De acordo com o texto assinado pelo parlamentar, a comprovação das sequelas, bem como os medicamentos necessários para tratamento, serão validadas perante a apresentação de laudo médico. 

Em justificativa, Carreiro argumenta que a matéria visa assegurar a reabilitação das pessoas por meio do oferecimento gratuíto de medicamentos. Ele lembra que entre as complicações maiores do período pós-covid estão doenças que envolvem principalmente os pulmões e rins. 

“Uma vez que o sistema imunológico está mais fragilizado por conta da infecção do novo coronavírus, células inflamatórias podem acometer também os rins, gerando um processo de fibrose nesses órgãos, e em alguns poucos casos pode ocorrer insuficiência renal aguda e até necessidade de diálise”, pontua o parlamentar ao defender a aprovação do texto.

Para que a matéria tenha reflexos práticos, o texto precisará ser aprovado em duas fases de votação em plenário e posteriormente sancionado pelo governador do Estado, Ronaldo Caiado (DEM).

READ  CPI da Covid: veja quem é quem entre os 11 senadores titulares

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA