Política

Série “Isso é Goiás” nas redes sociais da Alego destaca o segundo município mais populoso do estado

Publicado

em


Com mais de 600 mil habitantes, Aparecida de Goiânia pertence à região metropolitana de Goiânia e faz divisa com a capital. Depois de Goiânia, Aparecida é o município mais populoso do estado. E é justamente essa cidade que estampa a publicação dessa semana da série “Isso é Goiás”, nas redes sociais do Parlamento goiano. A campanha desvenda para o mundo os encantos de Goiás, seja nas belezas naturais, nas tradições populares, na simplicidade do seu povo ou na riqueza de sua cultura.

História da cidade

Dados do site da prefeitura de Aparecida de Goiânia apontam que a fundação da cidade foi possibilitada pela doação de terras feita por um grupo de fazendeiros da região à igreja católica em maio de 1922 e que pertencia ao município de Pouso Alto (atual Piracanjuba). Logo depois, em 1958, o povoado passou a integrar o município de Grimpas (atual Hidrolândia), tornando-se distrito. Em seguida, no dia 14 de novembro de 1963, o então distrito de Aparecida de Goiás emancipou-se de Hidrolândia, passando a se chamar Aparecida de Goiânia. A cidade passou a ser o alvo de inúmeros assentamentos promovidos principalmente pelo governo do estado, o que a impulsionou na classificação de um dos maiores índices de crescimento populacional do Brasil.

READ  Proposta quer incluir Libras como disciplina obrigatória no ensino em Goiás

Já a Lei nº 4.927, de 14 de novembro de 1963 elevou-a à categoria de município. Registros históricos destacam que os primórdios da evolução social da cidade iniciaram na capelinha de Nossa Senhora Aparecida, local onde os moradores praticavam o culto religioso àquela que seria, mais tarde, consagrada a padroeira do lugar. O santuário Nossa Senhora Aparecida está localizado na Praça da Matriz da cidade, e é, inclusive, patrimônio histórico goiano. A praça é um dos lugares mais frequentados pelos moradores de Aparecida.

Economia

A cidade possui grandes avenidas comerciais e também shoppings. Além disso, Aparecida de Goiânia tem enorme vocação industrial, pois conta com espaço, investimentos em infraestrutura e logística de transporte que dão suporte à expansão econômica na região. Antes, Aparecida era considerada uma cidade dormitório, já que muitos moravam no município, mas trabalhavam em Goiânia. Atualmente, a realidade é bem diferente. Houve um grande avanço na cidade decorrente da expansão da atividade industrial na região que conta com várias indústrias.

READ  Governo de Goiás entrega kits contra Covid-19 ao Conselho Tutelar de Pirenópolis

O município também tem o Polo Empresarial Goiás, que reúne empresas de diversos segmentos. Além de Goiânia, a cidade faz limite com os municípios de Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Hidrolândia e Senador Canedo.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA