Política

Série “Isso é Goiás”, nas redes sociais da Assembleia, apresenta o município de Morrinhos, localizado no sul do estado

Publicado

em


A série “Isso é Goiás”, nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), apresentou, no último domingo, 5, a cidade de Morrinhos. O município está localizado na região sul do estado de Goiás, a 128 km da capital. A região se destaca pelo seu passado histórico. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o município tem uma população de cerca de 42 mil habitantes. O nome Morrinhos foi escolhido para identificar a cidade, devido à existência de três acidentes geográficos na região: Morro do Ovo, Morro da Cruz e Morro da Saudade.

De acordo com o site da prefeitura, Morrinhos tem 176 anos de idade. A cidade centenária guarda um pouco de sua arquitetura colonial com alguns casarões e outros edifícios representativos do seu patrimônio histórico, com destaque para a velha cadeia pública, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e que foi transformada, no ano de 2004, no Museu Antônio Corrêa Bueno.

Nos arredores da cidade, a prefeitura de Morrinhos mantém o Parque Ecológico Jatobá Centenário com 18 alqueires de área, cerca de 2.100 metros de trilhas, pequena cachoeira, animais e árvores classificadas e identificadas com seu nome científico. Em média, o lugar recebe 10 mil visitantes todo semestre, que vão ao local para conhecerem mais sobre o Cerrado nativo da região, preservado no parque.

READ  Em Uirapuru e Nova Crixás, Caiado lança Goiás em Movimento-Eixo Municípios e entrega 200 Chromebooks

Outra atração turística é o Parque Recanto das Araras, onde existe um lago artificial, que foi construído com o represamento das águas do córrego Maria Lucinda, na saída para Caldas Novas. O lago municipal atrai moradores da cidade e também de municípios vizinhos. Além disso, Morrinhos possui várias praças e áreas de lazer, como a Praça do Cristo Redentor, que tem uma estátua de 27 metros, que fica em um dos mirantes da cidade, o Morro da Cruz.

A cidade é extremamente agradável aos olhos do visitante. Ruas, avenidas e praças limpas e bem cuidadas, a maioria floridas, onde se misturam belos e conservados casarões de estilo colonial com edificações de linhas arquitetônicas modernas. Uma curiosidade é que Morrinhos também é conhecida como cidade dos pomares em razão da grande quantidade de árvores frutíferas de espécies várias, visíveis nos inúmeros quintais nas residências urbanas.

E você, gostou de conhecer Morrinhos? Para ficar por dentro da história dos diversos municípios existentes no estado, bem como seus pontos turísticos, acompanhe as redes sociais da Alego. Todos os domingos uma cidade é apresentada na série “Isso é Goiás”, por meio de publicações no Instagram, Facebook e Twitter.

READ  Goiás: chuvas em Cavalcante deixam 400 famílias desabrigadas

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA