Política

Série nas redes sociais da Alego segue resgatando momentos e personagens históricos do Legislativo goiano

Publicado

em


Na próxima quinta-feira, dia 03 de março, a Assembleia Legislativa de Goiás retoma as atividades após o recesso regimental, para o cumprimento do último ano da 19ª Legislatura. O retorno do ano legislativo sela um momento histórico da Alego, já que será a primeira sessão na nova sede do Poder. 

Esse marco do Legislativo em Goiás se junta a outros nesses quase 200 anos desde que foi criado e a série “História da Alego” publicada nas redes sociais vem ajudando a relembrar esses momentos. Uma das postagens mostrou a história do primeiro camponês eleito para a Assembleia Legislativa: José Porfírio de Souza. 

Nascido em 1912, em Pedro Afonso, hoje estado do Tocantins, veio para Goiás nos anos 1940 e destacou-se como líder de trabalhadores rurais da região de Trombas e Formoso, no norte do estado. Ao lado de centenas de famílias, lutou contra extorsões e para permanecer nas terras devolutas que estavam sendo disputadas por grileiros. Por isso, até hoje é considerado um símbolo da luta pela reforma agrária no Brasil.

Em 1962, as famílias receberam as escrituras dos terrenos e Porfírio foi eleito deputado estadual. Recebeu mais de 4,6 mil votos, ficando atrás apenas de Iris Rezende. Como parlamentar, foi oposição ao governador Mauro Borges. O escritor Bernardo Élis escrevia os discursos que ele lia na tribuna.

READ  Alego sedia projeto de formação para mulheres que pretendem ingressar na política

Como parlamentar, atuou pouco tempo, pois seu mandato foi cassado logo após o golpe militar de 1964. Escondeu-se no interior do Maranhão, mas foi capturado em 1972 e levado para Brasília. Em 1973, após ser solto, desapareceu, sem deixar vestígios, ao pegar um ônibus em direção a Goiânia. Por essa razão, é tido oficialmente como desaparecido político.

Homenagem

Para homenageá-lo, a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) propôs, em 2020, projeto de lei que institui a “Comenda do Mérito Legislativo José Porfírio” para prestigiar pessoas que se destacam na promoção e defesa do Estado Democrático de Direito.

O projeto que institui a comenda recebeu aval da Comissão de Constituição e Justiça e agora segue para deliberação em Plenário. Se aprovada, ela se juntará a outras três honrarias que a Alego já concede e que também foram tema da última postagem da campanha. 

Essas condecorações são propostas, porque além de produzir leis e fiscalizar outros poderes, as Assembleias Legislativas atuam para estimular e reconhecer a trajetória e as ações de pessoas que geram importantes impactos coletivos. Um dos mecanismos mais comuns com essa finalidade é a concessão de honrarias, que nada mais são que homenagens às pessoas que se destacam socialmente. 

READ  Pelo desenvolvimento da sociedade

A primeira comenda criada pela Alego foi a “Medalha Pedro Ludovico”, instituída em 1991, com o nome do fundador de Goiânia. É concedida às pessoas que prestam ou prestaram serviços relevantes à sociedade goiana e é considerada a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo.  

A segunda comenda mais antiga concedida pela Assembleia Legislativa foi proposta pela ex-deputada Dária Alves, em 1998, e leva o nome de Berenice Artiaga, a primeira mulher eleita deputada estadual em Goiás. Se presta a homenagear mulheres que se destacam na vida pública. 

E em 2017, por iniciativa do deputado Helio de Sousa (PSDB), os parlamentares aprovaram a Comenda Nabyh Salum, que leva o nome do médico pioneiro da radiologia em Goiás. É conferida anualmente a sete médicos, preferencialmente no dia 18 de outubro, quando se comemora do dia do profissional. 

Continue acompanhando as redes sociais da Alego. Toda semana tem postagem nova sobre a história do legislativo goiano, no Facebook, Instagram e Twitter

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA