• redacao@gazetadoestado.com.br

Cidades

Sistema de inspeção animal é auditado no Tocantins

Objetivo da auditoria, que deve ser realizada anualmente, é garantir a manutenção da adesão do Estado ao Sisbi

Publicados

em


Foto: Dinalva Martins/Governo do Tocantins

Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizaram, entre os dias 2 e 6 de dezembro, uma auditoria de manutenção do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) no Tocantins, que é executado pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Esta foi a primeira auditoria depois da adesão do Estado ao Sistema, que ocorreu em junho de 2018.  

Da visita, sairá um relatório com apontamentos para melhorias, adequações e oportunidades baseados em um plano de ação. ?Levamos os técnicos em um laticínio, onde executamos a inspeção periodicamente e em um frigorífico, onde é feito de forma permanente. Acreditamos no nosso gerenciamento e confiamos que tudo esteja dentro do esperado?, afirma o gerente de inspeção animal da Adapec, Jean Galleti. 

De acordo com o auditor fiscal federal do Mapa, André Brandão Alves, disse que avaliação é positiva e que comprovou ação e evolução. ?Ficamos satisfeitos com tudo que vimos, uma equipe dinâmica fortalecendo o Sistema e empresários engajados, já que estando cadastrados têm a prerrogativa de comercializar seus produtos em todo território nacional, agrega valor ao selo de qualificação e aos produtos, gera liberdade de comércio e amplia a oferta dos produtos?, ressalta.

READ  Travessia da Goiás Norte e Marginal Botafogo é interditada para obras do BRT

Atualmente, o Tocantins conta com cinco empresas aderidas ao Sisbi, habilitadas a comercializar seus produtos de origem animal para todas as unidades federativas do Brasil.

 

Dinalva Martins/Governo do Tocantins

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA