Tocantins

Sistema desenvolvido pela ATI gerenciará todas as fases da execução penal no Estado

Publicado

em


Sistema desenvolvido pela ATI gerenciará todas as fases da execução penal no Estado

08/04/2021 – Thaís Ramalho/Governo do Tocantins

A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) disponibilizará, na próxima semana, o sistema Hades para a Central de Penas e Medidas Alternativas de Palmas (Cepema). Com a implantação, todas as fases de execução penal no Estado serão gerenciadas de forma informatizada.

O Hades já estava disponível para a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e para a Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO). Nele, é possível ter acesso a todas as informações pessoais e em tempo real a respeito dos custodiados pelo Estado, dos monitorados por meio de tornozeleiras eletrônicas e dos que cumprem penas em medidas alternativas.

Responsável por acompanhar as pessoas encaminhadas pelo Poder Judiciário para o cumprimento de medidas alternativas penais, a Cepema poderá, por meio do Hades, já ter acesso à ficha de cada apenado com a qualificação geral, bem como motivo e número do processo. Além disso, serão disponibilizadas todas as informações sociais, educacionais, psicológicas, entidades parceiras e o histórico do cumprimento dessa medida junto à entidade.

Conforme o desenvolvedor do sistema e gerente da Divisão de Segurança Pública da ATI, David Neme Muradás, o Hades facilitará, também, a geração das fichas dos custodiados no caso do cumprimento da pena no sistema prisional. “Dentro do próprio sistema, os profissionais já terão acesso aos dados de cada pessoa, logo que chegarem à Cepema. Caso a medida vá para o sistema prisional, a ficha já estará pronta bastando, apenas, fazer o cadastro de entrada na unidade”, explica.

Para a gerente de Política de Alternativas Penais da Cepema, Bárbara Vieira, o sistema facilitará os serviços nas Cepemas. “Um sistema como esse é interessante no sentido de viabilizar a informatização dos dados a respeito do público atendido e dos serviços disponibilizados nas Cepemas [Centrais de Penas e Medidas Alternativas]”, afirma.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para obras do Hospital Geral de Araguaína nesta quinta, 11
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA