Tocantins

Sistema Socioeducativo retoma aulas nas unidades do Estado com adequações de segurança contra a Covid-19

Publicado

em


Sistema Socioeducativo retoma aulas nas unidades do Estado com adequações de segurança contra a Covid-19

11/05/2021 – Marcos Miranda/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), acompanhando o calendário da Rede Estadual de Ensino, retomou as atividades escolares no Sistema Socioeducativo tocantinense. As aulas, retomadas na primeira semana de maio, são ministradas por meio do ensino híbrido utilizando a tecnologia em favor da garantia do direito à educação dos adolescentes em cumprimento de medida, com a participação integral do público atendido pelas Unidades e cumprindo todas as recomendações dos Órgãos de Saúde para evitar contaminações pela Covid-19.

Segundo o superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Seciju, Gilberto da Costa Silva, “a educação no Sistema Socioeducativo é uma das principais demandas levantadas pelo gestor da Cidadania e Justiça, o secretário Heber Fidelis, que em consonância com o Governo do Estado, busca adequar o ensino a esta nova realidade. Toda a Gestão está empenhada em trazer as melhores condições para que os adolescentes não sejam prejudicados pela atual situação pandêmica”, afirmou.

A responsável pelo Núcleo Pedagógico do Sistema Socioeducativo do Tocantins, Edna Castro, explicou que sua equipe tem buscado alternativas que garantam a oferta de ensino de qualidade e saúde para adolescentes, servidores e professores. “A princípio, foi adotado o ensino remoto com a entrega de bloco de atividades quinzenais aos adolescentes mediada pelo agente especialista Socioeducativo da área da Pedagogia. Contudo, desde o final do ano passado, foi adotado o ensino híbrido, em que o adolescente recebe as atividades quinzenais e, duas vezes na semana, tem aula virtual, por meio da plataforma Google Meet. É o ensino mediado com o auxílio da tecnologia”, disse.

Ainda sobre a garantia de ensino, a responsável pelo Núcleo Pedagógico do Sistema Socioeducativo do Tocantins, falou que as matrículas continuarão abertas. “Manteremos as matrículas abertas para incluir aqueles adolescentes que chegarem nas unidades, uma vez que este é um dos pré-requisitos para o cumprimento da medida, garantindo assim seu direito de acesso ao ensino, previsto no Estatuto da Criança do Adolescente e na Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo”, completou Edna Castro.

Para o adolescente em cumprimento de medida socioeducativa J.M., de 14 anos, que se encontra no Centro de Internação Provisória (Ceip Central) em Palmas, o novo formato tem garantido a produtividade do ensino. “Estou achando boa a aula, mas a Covid-19 atrapalhou muito. Mas, estou achando boa essa forma de aprender, gosto de estudar aqui”, concluiu.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  ‘Do ponto de vista pedagógico, estamos maduros para as aulas remotas’
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA