Política

Site da Alego vem se destacando como ferramenta de transparência

Publicado

em

Toda a estrutura de comunicação do Parlamento goiano tem como objetivo principal conferir mais transparência aos atos da Casa. Contribuir para que a sociedade se interesse pelos temas em debate na Assembleia é uma das tarefas desempenhadas pelo Portal da Alego, que, em maio deste ano, recebeu 94.913 visitas e teve um total de 213.877 páginas visualizadas. A informação é da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), que fornece, mensalmente, um relatório sobre os acessos ao Portal institucional. Os dados também apontam que as buscas pelo sítio eletrônico aumentaram de abril para maio.

Com milhares de visitas diárias e acontecendo de maneira crescente, o Portal da Alego tem aproximado a população goiana dos trabalhos do Parlamento e se destacado como instrumento preferencial do público que quer saber sobre o trabalho dos deputados. As Diretorias de Comunicação e de TI têm se dedicado para que o site da Assembleia seja aprimorado de maneira constante.

Por meio do trabalho realizado pela Agência Assembleia de Notícias, a Diretoria de Comunicação se dedica a publicar, em tempo real, tudo o que acontece no Legislativo, garantindo transparência e acesso à informação, essenciais para a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública. Já a Diretoria de Tecnologia da Informação se empenha a encontrar soluções e aplicar recursos de computação para que os usuários do site tenham uma experiência de visitação cada vez mais eficiente.

Na perspectiva do presidente da Casa de Leis, Lissauer Vieira (PSD), ao disponibilizar informações, de forma clara e simplificada, sobre todas as etapas da tramitação dos processos legislativos, debates, acontecimentos e sobre a atuação dos parlamentares, o Legislativo goiano cumpre com o princípio da Transparência, um dos fundamentos que a Constituição Federal estabelece para toda a Administração Pública.

“Sem dúvida, esse é um resultado extremamente positivo e que reforça, mais uma vez, que estamos no caminho certo, ou seja, no caminho da transparência e do compromisso público. Além disso, esse aumento crescente no número de acessos ao site da Alego também vem evidenciar o interesse dos cidadãos goianos por todos os temas, pautas e projetos que trarão impacto na via deles. É justamente isso que almejamos: Ampla participação e maior proximidade de toda a população do estado de Goiás com o Poder Legislativo”.

READ  Com aval da Comissão Mista, matéria que visa a criação de fundo de infraestrutura com contribuição paga pelo agro vai a Plenário

Transparência

Os usuários interessados em acompanhar o trabalho dos deputados e fiscalizar a situação administrativa do Legislativo estadual encontram no Portal da Transparência informações sobre Processos Legislativos, Diários da Assembleia, Despesas com Pessoal, Licitações, Diárias, Verbas Indenizatórias, Orçamento, Requerimentos, Contratos e convênios, Sessões Legislativas, Gestão Fiscal, Programas e Ações, Execução Orçamentária, Expedientes e Despesas com Veículos.

No mês de maio, os 15 serviços disponíveis na seção de Transparência obtiveram a maior parte dos acessos. No total, foram somadas 25.570 visitas, sendo 19.045 na seção onde estão disponíveis, na íntegra, os processos legislativos, conforme são apreciados e votados pelos parlamentares. Em segundo lugar estão os Diários da Assembleia, que receberam 2.585 cliques. 

Dentre as visitas, 2.177 foram registradas na seção que torna públicas as despesas da Casa com pessoal. Nesse espaço, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI), o visitante encontra um quadro detalhado dos pagamentos realizados a servidores, estagiários e parlamentares.

Perfil institucional

A quantidade de acessos ao perfil institucional de cada um dos 41 deputados da Alego também foi grande. No total, foram registradas 21.549 visitas. Nessas páginas, além de informações biográficas do parlamentar, o leitor também encontra telefones e e-mails para contatos e links para as notícias produzidas pela assessoria de cada gabinete.

Com 503 visitas ao seu perfil institucional durante o mês de maio, o presidente Lissauer Vieira foi quem liderou o ranking. Em segundo lugar está o perfil do líder do Governo na Assembleia, Bruno Peixoto (UB), com 485 acessos.

Na sequência, estão os perfis dos seguintes parlamentares: Delegado Humberto Teófilo (Patriota), com 485 acessos; Amauri Ribeiro (UB), com 445 acessos; Delegado Eduardo Prado (PL), com 416 acessos; Francisco Oliveira (MDB), com 380 acessos; Alysson Lima (PSB), com 361 acessos; Cairo Salim (PSD), com 347 acessos; e Álvaro Guimarães (UB), com 340 acessos.  

Bruno Peixoto parabenizou os administradores do Portal da Assembleia e disse que o trabalho desses servidores tem sido fundamental para dar visibilidade às atividades parlamentares e às proposições apresentadas em Plenário. “Todo esse empenho mantém a população de Goiás cada vez mais bem informada e contribui para aproximar ainda mais a Alego dos goianos. Os acessos crescentes ao site mostram isso”.

READ  Alego debate veto da Governadoria a emenda que estabelece regra de aposentadoria

Por sua vez, Humberto Teófilo ressaltou sua satisfação de ver que tem crescido o interesse dos goianos pelo seu trabalho parlamentar. “É um imenso prazer estar entre os perfis institucionais mais acessados no Portal da Alego! Isso é reflexo do nosso trabalho incansável em prol de melhorias para o estado de Goiás”.

Outros dados

A Diretoria de TI vem empenhando esforços para que os visitantes do portal tenham uma boa usabilidade. Por exemplo, com recursos para navegação adequada tanto em dispositivos móveis como em computadores de mesa. 

Conforme o relatório, a plataforma Android foi a mais usada pelos visitantes com 44,16% da preferência, seguido por Windows, com 32,90%, e por iOS com 17,50%. Nos acessos feitos exclusivamente via celular 71,61% usaram o sistema Android e 28,37% o sistema iOS. 

No mês de maio, os serviços de compartilhamento usados pelos usuários foram o Instagram, com 49,48%, e, em segundo, o Facebook, com 38,79%.

O relatório divulgado pela Diretoria de TI apontou que o total de visitantes únicos foi de 64.943 e que 62,81% das visitas totais ao site foram de visitantes novos. E, ainda: que a duração média de cada visita foi de 2 minutos e 20 segundos.

O balanço também revelou que 93,65% dos acessos do Portal da Alego foram realizados no Brasil, principalmente nos municípios de Goiânia-GO (26,14%) e Brasília-DF (7,42%).

Notícias mais acessadas

O relatório também apontou as matérias mais acessadas no mês. São as seguintes:  

  1. Matéria que dá direito a idoso de manter acompanhante em hospital é aprovada em Plenário (2.329 acessos);
  1. Projeto de lei determina tempo máximo de espera em unidades particulares de saúde (1.978 acessos);
  2. Servidores públicos em Goiás podem receber pagamento retroativo da data-base (1.056 acessos);
  3. Conselho Tutelar deve ser informado sobre as faltas injustificadas de alunos (838 acessos);
  4. Combate ao trabalho infantil (811 acessos).

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA