Cidades

SSP apresenta Plano Estadual e Plano Estratégico para os próximos 10 anos

Publicado

em


Instrumentos de gestão estão alinhados à Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, ao Sistema Único de Segurança Pública e ao Plano Nacional de Segurança Pública. Plano Estratégico da SSP traça objetivos, estratégias e iniciativas que irão orientar a estrutura da Secretaria para resultados almejados na próxima década

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás (SSPGO) apresentou à população goiana, nesta quinta-feira (31), o novo Plano Estratégico da pasta 2022-2031. O documento traça objetivos, estratégias e iniciativas que irão orientar a estrutura administrativa da SSPGO para a obtenção dos resultados almejados nos próximos 10 anos.

A solenidade foi realizada no auditório da Fundação Tiradentes, no Centro de Goiânia. Na ocasião, foi ainda apresentado o Plano Estadual de Segurança Pública. O objetivo é promover ações de prevenção à violência, diminuindo os índices de criminalidade no Estado de Goiás. Os instrumentos de gestão estão alinhados à Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e ao Plano Nacional de Segurança Pública.

O titular da SSPGO, Rodney Miranda, lembrou a relevância dos planos para evitar a politização da segurança pública, destacando ainda o papel fundamental dos servidores na consolidação das estratégias e metas para os próximos anos. “O plano de segurança é apenas uma folha de papel se vocês não entenderem a importância de vocês no processo. O esforço de cada um é que vai levar ao sucesso na execução deste plano. Mas, principalmente, o esforço de cada um de vocês vai trazer melhoria na qualidade de vida da nossa população”, reforçou.

READ  Prefeitura de Goiânia homenageia servidoras da Comurg com tarde cultural

Entre os objetivos do Plano Estratégico da pasta para o próximo decênio está a ampliação da proteção, valorização, reconhecimento e estímulo dos profissionais de segurança pública; o aperfeiçoamento da gestão e estrutura organizacional; a otimização dos resultados nas ações e operações por meio da inteligência integrada; o aperfeiçoamento por meio do conhecimento técnico-científico; e a elevação da qualificação profissional dos servidores.

“A nossa missão não mudou, pois instituições públicas instituídas por leis, normas e regulamentos geralmente permanecem. Porém, a visão, ao longo de cada ciclo, pode mudar. No nosso caso aprimoramos porque definimos que, com ênfase na redução em criminalidade, a nossa meta é alcançar o menor índice do Brasil”, pontuou o Coronel BM R/R Carlos Borges dos Santos, presidente da Comissão de elaboração do Plano.

O superintendente de Operações e Ações Integradas da pasta, Emmanuel Henrique Balduíno de Oliveira, ressaltou a necessidade de focar na produtividade das forças policiais. “A maior ênfase nossa é no trabalho dos senhores, porque isso é que contribuiu para a redução de todos os indicadores monitorados pela Secretaria de Segurança Pública”, disse.

A iniciativa foi parabenizada pelo procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi. “Falar em planejamento em uma área tão sensível quanto a segurança pública é extremamente relevante. Nós temos visto o quanto a ação integrada das forças policiais auxilia na realização e na concretização de qualquer planejamento”, afirmou.

READ  Executivo recebe lideranças de comunidades quilombolas no Palácio das Esmeraldas

“Eu gostaria aqui, em nome do Ministério Público, como procurador-geral de justiça e mais ainda, como cidadão, de agradecer imensamente o trabalho que as polícias têm realizado nesse estado. É daí que vem o fruto dos índices que nós acompanhamos. Uma ação articulada, destemida”, completou.

Também presente na solenidade, o defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior, elogiou o desempenho das forças de segurança, que tem contribuído para a redução contínua da violência nos 246 municípios goianos. “Na política pública de gestão de Segurança Pública e defesa social o Estado de Goiás colhe frutos de um trabalho coordenado, inteligente e responsável. Tenho certeza que os resultados serão ainda mais excelentes para a sociedade”, enfatizou.

Participaram ainda da apresentação o subsecretário de Segurança Pública de Goiás, Coronel Agnaldo Augusto da Cruz; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos; o delegado-geral da Polícia Civil, Alexandre Lourenço; o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires Nicolau do Nascimento; o chefe do Estado Maior Estratégico da Polícia Militar, Coronel Evenir da Silva Franco Júnior; o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Marcos Egberto Brasil de Melo; o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Alves; e o diretor-presidente da Fundação Tiradentes, Coronel Cleber Santos.

Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA