Política

Talles Barreto, que preside o colegiado, apresenta balanço da Comissão de Educação com 35 projetos votados e 33 distribuídos

Publicado

em


Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CECE) pelo segundo biênio consecutivo, o deputado estadual Talles Barreto (PSDB) apresentou um relatório com balanço das atividades da pasta referentes ao primeiro semestre deste ano. Foram votados 35 projetos e outros 33 foram distribuídos aos parlamentares que compõem a comissão.

Apesar de ter havido apenas uma reunião híbrida da comissão (em função da pandemia), o parlamentar considerou como produtivo o período e explanou sobre as expectativas para o segundo biênio à frente da pasta. “Considerando que estamos em pandemia e nossas atividades foram paralisadas durante um período nesse ano, tivemos um excelente resultado com grande produtividade da comissão. Participamos de discussões importantes dos segmentos, a exemplo do retorno das aulas presenciais, realização de reuniões e audiências públicas. Esperamos retomar esse trabalho assim que possível”, frisou.

Para o parlamentar, a comissão está entre aquelas que possuem alto desempenho na Casa de Leis. “Temos a tramitação de matérias importantes para a população e procuramos agilizar o trâmite das mesmas para que elas possam beneficiar os goianos o mais rápido possível. Vale lembrar que o bom desempenho da comissão tem relação com a participação dos colegas parlamentares que atendem nossos chamados sempre que são feitos”, pontuou.

Destaque

Entre as matérias aprovadas no semestre, destaque para o projeto de lei de n° 7253/19, assinado pelo deputado Humberto Aidar (MDB), que altera a Lei de n° 14.546, de 30 de setembro de 2003, e dispõe sobre a criação do programa estadual de incentivo ao esporte, denominado Proesporte. A matéria pretende resgatar o reconhecimento e a valorização dos servidores que trabalham nessa área, possibilitando uma composição partidária do Conselho Estadual do Proesporte, fomentando o interesse na participação das discussões relacionadas aos avanços e melhorias na qualidade da prestação de serviços na área do esporte, cultura e lazer para a população goiana. O projeto foi relatado pelo deputado Helio de Sousa (PSDB), que apresentou relatório pela aprovação do texto. Para ser transformada em lei, a matéria precisa ser aprovada em dois turnos de votação pelo Plenário.

Outra propositura que merece ser evidenciada é de autoria do deputado Tião Caroço (DEM), e institui a Política Estadual de Incentivo à Permanência de Jovens e Adultos no Meio Rural através da Qualificação da Oferta Educacional. O projeto nº 1006/20 recebeu parecer favorável do relator deputado Helio de Sousa (PSDB) e foi aprovado por unanimidade pelo colegiado. De acordo com o autor, a implementação de ações públicas objetiva garantir a permanência dos jovens agricultores na área rural, bem como a qualificação dos jovens em atividades rurais, para que possam desenvolver unidades de produção rural, de base familiar e sustentável.

Outros projetos aprovados:

Processo nº 1238/20 – Deputados Paulo Trabalho e Humberto Aidar – Denomina-se a policlínica estadual da cidade de Posse de Santa Dulce dos Pobres. Relatado pelo deputado Helio de Sousa (PSDB).

Processo nº 7254/19 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Declara como patrimônio cultural imaterial a gastronomia e cultura do Festival Italiano de Nova Veneza. Relatado pelo deputado Karlos Cabral (PDT).

Processo nº 4933/19 – Deputada Lêda Borges (PSDB) – Cria o projeto Prosseguir no Sistema Estadual de Ensino, por intermédio do Plano Educacional Individualizado (PEI), voltado aos alunos com deficiência. Relatado pelo deputado Cairo Salim (Pros).

Processo n° 5933/19 – Charles Bento (PRTB) – Institui o Programa Estadual de Incentivo ao Jovem Empreendedor, a ser desenvolvido nas escolas públicas e particulares do estado. Relatado pelo deputado Cairo Salim (Pros).

Processo nº 7695/19 – Deputado Bruno Peixoto (MDB) – Institui a Política Estadual de Universalização das Bibliotecas nos Estabelecimentos de Ensino Público. Relatado pelo deputado Cairo Salim (Pros).

Processo n° 6914/19 – Deputado Álvaro Guimarães (DEM) – Institui a política pública “Leitura para Todos” nas escolas públicas e particulares de Goiás. O objetivo, segundo o texto, é facilitar o acesso de alunos com deficiência visual à leitura de livros e outros materiais didáticos por meio do uso da tecnologia. Relatado pelo deputado Cairo Salim (Pros).

READ  Gustavo Sebba cobra reconstrução de ponte no município de Lagolândia

Processo nº 1250/20 – Deputado Delegada Adriana Accorsi – Altera a Lei Complementar nº 26, de 28 de dezembro de 1998, que estabelece as Diretrizes e Bases do Sistema Educativo do Estado de Goiás, para prever a garantia de acesso e permanência da criança no estabelecimento de ensino frequentado por sua mãe, por seu pai ou por seu responsável.  Relatado pelo deputado Coronel Adailton (Progressistas).

Processo nº 1680/19 – Deputado Antônio Gomide (PT) – Dispõe sobre a realização de consulta popular nos casos de fechamento das escolas da rede pública estadual de ensino de Goiás. Relatado pelo deputado Cairo Salim (Pros).

Processo n° 3277/19 – Deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) – Institui a Jornada Acadêmica na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Relatado pelo deputado Cairo Salim (Pros).

Processo nº 1450/19 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Altera a Lei Complementar nº 26, de 28 de dezembro de 1998, que estabelece as Diretrizes e Bases do Sistema Educativo de Goiás. Relatado pelo deputado Helio de Sousa (PSDB).

Processo nº 1904/19 – Deputado Humberto Aidar – Garante a educação física como componente curricular obrigatório em todas as etapas e modalidades da educação básica, em escolas públicas e particulares. Relatado pelo deputado Helio de Sousa (PSDB). 

Processo nº 1483/20 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Altera o art. 73, da Lei n° 19.587, de 10 de janeiro de 2017, que estabelece as normas gerais para a realização de concursos públicos. Relatado pelo deputado Helio de Sousa (PSDB). 

Processo nº 1001/20 – Deputado Tião Caroço – Institui o programa Maria da Penha vai à Escola, a fim de sensibilizar o público escolar sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, e ainda, divulgar a Lei Maria da Penha. Relatado pelo deputado Helio de Sousa (PSDB).

Processo nº 1319/20 – Deputado Karlos Cabral – Institui o circuito da cerveja artesanal. Relatado pelo deputado Coronel Adailton (Progressistas).

Processo nº 1995/20 – Deputado Rubens Marques -Dispõe sobre a garantia do direito de preferência das mulheres vítimas de violência doméstica à matrícula e à transferência dos filhos, ou de crianças e adolescentes sob sua guarda, nas escolas da rede estadual de ensino de Goiás. Relatado pelo deputado Cairo Salim (Pros).

Processo n° 2245/19 – Deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) – Assegura a igualdade nos valores das premiações relativas às competições esportivas, para esportivas, desportivas, artísticas e culturais realizadas em Goiás. Relatado pelo deputado Cairo Salim (Pros).

Processo nº 3985/19 – Deputada Lêda Borges – Dispõe sobre a criação do ingresso/ticket social em Goiás. Relatado pelo deputado Cairo Salim (Pros).

Processo n° 3724/19 – Deputado Paulo Trabalho (PSL) – Dispõe sobre a obrigatoriedade da implantação de cursos para orientação básica sobre segurança pública nas redes escolares, particulares e públicas. Relatado pelo deputado Karlos Cabral (PDT).

Processo nº 4979/20 – Deputado Iso Moreira – Denomina a ponte sobre o Rio Santa Maria, na GO-236, no trecho entre os municípios de Flores de Goiás e Alvorada do Norte, Francisco Jacintho da Silveira. Relatado pelo deputado Coronel Adailton (Progressistas).

Processo nº 5304/19 – Deputado Alysson Lima – Dispõe sobre a obrigatoriedade de manutenção das turmas presenciais e da divulgação do processo de matrículas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Relatado pelo deputado Coronel Adailton (Progressistas).

Processo nº 7858/19 – Deputado Paulo Trabalho – Dispõe sobre a inclusão do tema educação moral e cívica como conteúdo transversal no currículo nas redes pública e privada de ensino. Relatado pelo deputado Coronel Adailton (Progressistas).

READ  Comissão debate PEC que extingue fundos

Projetos aprovados com parecer contrário:

Processo 1330/20 – Deputado Julio Pina – Dispõe sobre a transformação de colégios estaduais da Polícia Militar de Goiás – CEPMGs, em Campinorte; altera a Lei n°14.050, de 21 de dezembro de 2001, que dispõe sobre a criação, a instalação e a transferência de unidades na Polícia Militar do Estado de Goiás. Relatado pelo deputado Helio de Sousa.

Processo nº 3103/19 – Deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) – Proíbe o funcionamento de cursos de nível superior e cursos técnicos de nível médio, e de qualificação profissional voltados à formação de profissionais da área de saúde, na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Relatado pelo deputado Coronel Adailton (Progressistas).

Projetos aprovados para diligência:

Processo nº 0951/20 – Deputado Virmondes Cruvinel – Dispõe sobre Política Estadual de Incentivo à Melhoria e Manutenção das Unidades Escolares da rede pública estadual denominada Adote uma Escola. Relatado pelo deputado Helio de Sousa para diligência ao Conselho Estadual de Educação.

Processo nº 1361/20 – Deputada Lêda Borges – Dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de placas contendo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas escolas públicas de Goiás. Relatado pelo deputado Iso Moreira (DEM) para diligência ao Conselho Estadual de Educação.

Processo nº 7651/19 – Deputada Lêda Borges – Cria a campanha educativa de combate ao crime de importunação sexual nas escolas da rede pública estadual de ensino. Relatado pelo deputado Coronel Adailton (Progressistas) para diligência ao Conselho Estadual de Educação.

Processo nº 2677/20 – Deputado Karlos Cabral – Dispõe sobre a obrigatoriedade das teleaulas, videoaulas e aulas online na rede de ensino público e privado de Goiás que promoverem a divulgação dos canais de denúncia de abuso e violência contra crianças, adolescentes e mulheres. Relatado pelo deputado Coronel Adailton (Progressistas) para diligência ao Conselho Estadual de Educação.

Processo nº 7203/19 – Deputado Gustavo Sebba (PSDB) – Altera a Lei Complementar n° 26, de 28 de dezembro de 1998, que estabelece as Diretrizes e Bases do Sistema Educativo de Goiás. Relatado pelo deputado Coronel Adailton (Progressistas) para diligência ao Conselho Estadual de Educação.

Processo nº 4573/19 – Deputado Iso Moreira – Dispõe sobre a oferta de armários para a guarda de material escolar aos alunos da rede pública estadual. Relatado pelo deputado Coronel Adailton (Progressistas) para diligência ao Conselho Estadual de Educação.

Processo n° 4720/19 – Deputada Lêda Borges (PSDB) – Objetiva incentivar e desenvolver programas e atividades voltadas para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos idosos residentes em Goiás, com a utilização dos espaços multiusos de escolas públicas estaduais. Relatado pelo deputado Coronel Adailton (Progressistas) para diligência ao Conselho Estadual de Educação.

Processo n° 5370/19 – Deputado Humberto Aidar (MDB) – Reconhece como relevante interesse cultural do Estado as linhas e os ramais ferroviários existentes em Goiás – Relatado pelo deputado Cairo Salim (Pros) para diligência ao Conselho Estadual de Cultura.

Processo n° 5692/19 – Deputado Henrique Cesar (PSC) – Altera a Lei Complementar nº 26, de 28 de dezembro de 1998, que estabelece as Diretrizes e Bases do Sistema Educativo do Estado de Goiás. Relatado pelo deputado Cairo Salim (Pros) para diligência ao Conselho Estadual de Educação.

Processo nº 3054/20 – Deputado Vinícius Cirqueira – Acrescenta o artigo 2° à Lei nº 14.044, de 21 de dezembro de 2001. Relatado pelo deputado Coronel Adailton (Progressistas) para diligência ao Comando Estadual da Polícia Militar.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA