Política

Tem belezas naturais goianas nas redes sociais da Alego. A publicação dessa semana é o Parque Estadual de Terra Ronca

Publicado

em

Nova campanha desenvolvida pela seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa da Assembleia destaca as belezas naturais do estado de Goiás. Publicação dessa semana mostra os encantos do Parque Estadual de Terra Ronca. A ideia é valorizar o que há de melhor nas cidades goianas.

Localizado na cidade de São Domingos, na região norte do estado, o Parque Estadual de Terra Ronca guarda paisagens surpreendentes para quem visita a unidade. O parque abriga um dos mais importantes conjuntos espeleológicos da América do Sul. Cavernas, grutas e uma riqueza ímpar em espécies da fauna e flora exclusivas do ambiente de cavernas, são alguns dos atrativos do local. 

Mas isso é apenas uma parte das belezas da unidade de conservação. Nos 57 mil hectares da unidade, espécies do Cerrado ameaçadas de extinção, cascatas, cachoeiras e rios de águas cristalinas, com grande potencial para o desenvolvimento do ecoturismo, completam o visual de tirar o fôlego dos visitantes.

A criação do parque foi consolidada para preservar a flora, a fauna, os mananciais e, em particular, as áreas de ocorrência de cavidades naturais subterrâneas e seu entorno. 

READ  SOF Norte recebe lâmpadas de LED para iluminação pública

O complexo cavernícola de Terra Ronca é a maior atração do local, aliando cavernas com alto nível técnico, que só são possíveis de serem exploradas por espeleólogos experientes e bem equipados e outras de fácil acesso, que podem ser visitadas por quaisquer turistas. 

Estima-se que mais de 300 cavernas existam na unidade. Entre as que são abertas ao turismo, duas se destacam. A primeira é a Angélica, com acesso por trilha, tem 17 km de extensão e cerca de dez salões com formações rochosas. A segunda gruta que merece uma visita é a Terra Ronca 1, que é cortada por um rio e tem entrada rente à estrada que atravessa o parque – seu interior chega a 90 metros de altura.

Mas se você pretende conhecer o Parque, é preciso seguir algumas regras de comportamento: 

– Cada integrante do grupo deverá possuir no mínimo uma lanterna portátil alimentada por baterias elétricas ou similares, e baterias reservas;
– O visitante deverá utilizar obrigatoriamente calçado fechado (anti-derrapante), capacete específico, e utilizar, preferencialmente, vestimenta adequada (calça, camiseta com manga, etc.) e demais itens que aumentem sua segurança;
– Todo grupo deverá ser acompanhado por pelo menos um condutor que seja credenciado pelo parque;
– O grupo deve permanecer sempre coeso, sem que haja dispersão de visitantes pela caverna;
– É vedada a entrada de pessoas alcoolizadas ou portando bebidas alcoólicas;
– Aos visitantes fica proibido o uso de iluminação baseada no acetileno (carbureteiras), ou outros sistemas de iluminação que emitam calor ou fuligem em demasia;
– O horário de visitação para as cavernas fica definido como sendo das 08h às 17h (horário normal), e das 08h às 18h (horário de verão);
– Fica proibida a entrada nas cavernas com animais domésticos.
Obs.: as normas específicas para cada caverna está no interior da portaria.

READ  Matéria que declara de utilidade pública associação em Jaraguá é aprovada em 2ª votação

Fique atento às regras de visitação e aproveite a aventura!

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA