Tocantins

Tocantins é o segundo colocado entre os estados da Região Norte em geração de empregos

Publicado

em


Tocantins é o segundo colocado entre os estados da Região Norte em geração de empregos

16/03/2021 – Nayna Peres e Lucas Ferreira/Governo do Tocantins

De acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério da Economia nesta terça-feira, 16, o Tocantins está entre os estados do Norte do país que mais gerou postos de trabalho, no período de janeiro de 2020 a janeiro de 2021. O Estado alcançou o segundo lugar com saldo de 0,75% na variação relativa, considerando o número de admissões e desligamentos de trabalhadores.

O primeiro lugar ficou com o Roraima, com saldo de 0,85%. O Tocantins é seguido pelo estado do Amazonas, em terceiro lugar, com saldo de 0,49%. Na sequência ficaram os estados do Acre, com 0,39%; Pará com 0,28%; Rondônia com 0,21%; e, em último lugar, o Amapá com 0,03%.

Os dados apontam que, apesar da crise econômica ocasionada pela pandemia, o nível de emprego vem reagindo com consistência e demonstrando a capacidade reativa da economia tocantinense.

Segundo a estatística, em janeiro, 5.110 trabalhadores foram desligados dos postos de trabalho. Em contrapartida, 6.501 trabalhadores foram reinseridos no mercado no mesmo período. Esta diferença garantiu ao Tocantins um saldo positivo de 1.391 novos postos.

Construção Civil e a Indústria são os motores desta reação

Os setores econômicos com os melhores desempenhos foram a indústria, com saldo de 218 empregos; seguido do setor da construção civil, com 178 postos de trabalho ocupados.

Em relação ao comércio, os números também são positivos. No mês de janeiro de 2021, período que é marcado pelas demissões no setor, foram admitidos 2.120 trabalhadores e desligados 1.656, trazendo um resultado de 464 novos empregados.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, os números são a comprovação de que os esforços do Governo de Mauro Carlesse para alavancar a economia tocantinense e, consequentemente, preservar empregos e criar novos postos de trabalho, mesmo diante da crise atual, tem surtido efeito.

“Temos trabalhado e investido na aproximação com o empresário, através de um diálogo aberto com todos os setores produtivos, a fim de fomentar ações direcionadas para cada segmento, que contribua para apontar soluções e garantir que o empreendedor mantenha sua empresa aberta e continue gerando emprego e renda para a população. É muito importante que o Estado caminhe lado a lado com a iniciativa privada”, apontou.

Ações do Governo do Estado

Os resultados positivos comprovam que essas iniciativas e ações contribuíram para reduzir os impactos dos momentos difíceis que o empresariado enfrentou ao longo do último ano e nesses primeiros meses de 2021.

Um exemplo dessas ações foi a aprovação de incentivos fiscais para três empresas que já estão implantadas no Tocantins e atuam no setor da indústria e do agronegócio. Um trabalho realizado através da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) em conjunto com o Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE-TO). “Uma das metas da gestão do governador Mauro Carlesse é tornar o Tocantins um Estado cada vez mais promissor. As políticas de incentivo fiscal e o reforço do potencial logístico do Estado são apenas algumas das dezenas de iniciativas que se somam para alavancar o nosso desenvolvimento econômico e social”, destacou.

Além das ações junto às empresas tocantinenses, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (Setas) tem prestado todo apoio aos trabalhadores por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Durante a pandemia, os serviços de intermediação de mão de obra, emissão de carteiras de trabalho e seguro-desemprego têm sido oferecidos de maneira remota por meio dos aplicativos Sine Fácil, Carteira de Trabalho Digital e ainda por telefone, whatsapp e e-mail.

Segundo o secretário da Setas, José Messias Araújo, os esforços do Governo do Estado apoiando empresários e trabalhadores têm feito a diferença durante a pandemia. “Os dados revelam o esforço contínuo do governador Mauro Carlesse e toda nossa população em superar essa crise. Em média, nos painéis de vagas do Sine são intermediadas diariamente 300 oportunidades de emprego nas diversas áreas como comércio, construção civil e serviços. Nossas equipes têm buscado atender da melhor forma possível o cidadão tocantinense neste período de pandemia”, pontuou o gestor.

Edição: Luiz Melchiades

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governo do Tocantins altera regras para vistoria obrigatória de veículos para 1° emplacamento  
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA