Tocantins

Tocantins mantém fiscalizações para evitar a entrada de suínos, produtos e subprodutos oriundos de áreas não livre da Peste Suína Clássica

Publicado

em


Tocantins mantém fiscalizações para evitar a entrada de suínos, produtos e subprodutos oriundos de áreas não livre da Peste Suína Clássica

25/03/2021 – Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins

O Tocantins possui reconhecimento internacional como zona livre da Peste Suína Clássica (PSC), e para manter este status sanitário que possibilita a livre comercialização dos animais, produtos e subprodutos oriundos da suinocultura, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) mantém fiscalizações diariamente nos postos fixos e volantes, principalmente, na divisa com os estados do Pará, Maranhão e Piauí que são áreas não livres da PSC.

Nesta semana o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), emitiu uma nota técnica aos estados, comunicando a confirmação de mais dois casos de PSC no estado do Piauí. Com isso, a Adapec reforça aos produtores de suínos do Tocantins para que não adquiram suínos vivos, produtos e subprodutos  de unidades da federação que não possuam o status de zona livre da PSC. “Estes dois focos confirmados no Piauí não mudam muito as nossas ações, mas nos alerta para intensificação das ações de fiscalização em  barreiras fixas e volantes, e além disso, contar com a colaboração dos criadores de suídeos para não adquirirem animais, produtos e subprodutos destes estados que não são considerados livres da PSC,” ressaltou a responsável técnica pelo Programa Estadual de Suídeos, Regina Barbosa.

De acordo com a Adapec, mesmo em meio a pandemia foram mantidas as ações de fiscalização nas barreiras fixas e de trânsito nas divisas do Piauí e nos demais limítrofes à área não livre, inclusive vigilâncias ativas nas propriedades que possuem suínos, e  que,  fazem divisa com os estados que compõem a zona não livre para PSC.

Também foram conservadas as ações de educação em saúde  e atendimento a casos suspeitos de doenças nos suínos. “O Tocantins possui uma importância estratégica para o controle da doença no país, uma vez que ele faz parte dos estados com reconhecimento internacional de área livre para PSC e faz divisas diretas com estados não livres da PSC, funcionando ainda como uma “barreira de proteção” para áreas mais produtivas do Brasil, por isso, precisamos continuar vigilantes,” destacou Regina Barbosa.  

O presidente da Adapec, Paulo Lima afirma que o trabalho realizado pela Adapec, nas ações de fiscalizações  e atividades de vigilância epidemiológica garantem a manutenção do status sanitário do  rebanho de suídeos do Estado. “Queremos garantir a proteção da suinocultura do Tocantins e preservar o nosso status de zona livre da PSC, contribuindo para a expansão dessa atividade no Estado,” enfatizou o presidente.

Dados

O Tocantins possui um rebanho de suídeos de 244.478 suínos, distribuídos em 174 granjas comerciais e 23.608 criatórios.  

Peste Suína Clássica

A PSC não é transmitida ao homem. Porém, a ocorrência de um foco implicaria em grandes perdas econômicas e repercussões sociais com o sacrifício de animais, interrupção das atividades das granjas, redução imediata da produção de carne, restrição comercial de países importadores de animais, carnes, produtos e subprodutos de origem animal, bem como de produtos agrícolas como a soja e o milho, já que alguns mercados só importam os vegetais de área livre da PSC.

Segundo o Ministério da Agricultura, a zona livre de PSC do país inclui o Distrito Federal e 15 estados sendo eles: Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), Minas Gerais (MG), São Paulo (SP), Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES), Bahia(BA), Sergipe (SE), Tocantins (TO),  Rondônia (RO) e Acre (AC).

Sintomas

Os principais sintomas da doença que acomete os suídeos (suínos e javalis) são: febre alta, perda do apetite, diarréias, paralisias, tremores, manchas hemorrágicas pelo corpo e andar cambaleante. Em caso de suspeita da PSC, o produtor deve comunicar imediatamente a Adapec.

Edição: Thâmara Cruvinel 

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Economia realiza reunião para discutir revisão de produtos do PPA
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA