Geral

Tocantins realiza mais de 4 mil cirurgias eletivas nos seis primeiros meses de 2022

Publicado

em

O Estado do Tocantins encerrou o primeiro semestre de 2022 com 4.111 cirurgias eletivas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O número expressivo supera a produção total de 2021 (2.729), 2020 (2.626) e 2018 (4.110). A média de produção prevê a superação também de 2019, quando foi iniciado o Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins, e foram realizadas 5.844 cirurgias.

Dados da Central Estadual de Regulação, por meio do Sistema de Gerenciamento de Fila de Espera (SIGLE), apontam ainda que, nos últimos nove meses, foram realizadas 5.303 cirurgias eletivas, média recorde dos últimos seis anos.

Dados da Central Estadual de Regulação também apontam que, em junho deste ano, foram 617 cirurgias de norte a sul do Estado e o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, destacou o envolvimento das equipes. “Este resultado recorde é fruto do envolvimento de todas as equipes que atuam em nossos hospitais, que não medem esforços para atender bem, e de forma ágil, cada paciente acolhido. Também vale destacar o papel das áreas técnicas da Secretaria que trabalham para o bom funcionamento das unidades hospitalares”, afirma Afonso Piva.

READ  Governo do Tocantins alerta gestantes sobre os riscos de contágio da Covid-19 e evolução para gravidade

Entre os procedimentos realizados em junho de 2022, destacam-se: artroscopia por vídeo, pela primeira vez realizada pelo SUS, na região do Bico do Papagaio, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG); retorno das cirurgias ginecológicas; zerada a fila de bariátricas no Hospital Geral de Palmas (HGP); zerada a fila das cirurgias de cateterismo pediátrico e a retomada das cirurgias bariátricas no Hospital Regional de Araguaína (HRA).

Os recordes de procedimentos cirúrgicos se dão também pelo engajamento da população doadora de sangue, que tem comparecido às unidades da Hemorrede Tocantins. Este ano, as unidades de coleta apresentaram um aumento de 29% na quantidade de doadores, na campanha Junho Vermelho, sendo 2.179 doadores de sangue este ano; 1.682, em 2020; e 1.889 doares em 2019.

Tocantins realiza mais de quatro mil cirurgias eletivas em 2022 – Vinicius Aguiar/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA