Tocantins

Tocantins realiza primeira troca de marca-passo em criança pelo SUS

Publicado

em


Tocantins realiza primeira troca de marca-passo em criança pelo SUS

06/04/2021 – Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Em funcionamento deste setembro de 2019, o serviço de cirurgias cardíacas pediátricas instalado no Tocantins já realizou mais de 100 procedimentos entre eles um emergencial, para troca de marca-passo. A cirurgia ocorreu na última sexta-feira, 2, e foi um renascimento para a pequena Alice Apinajé, de 7 anos, que já recebeu alta da UTI e em breve estará em casa, com orientações para retorno ao hospital para acompanhamento.

A menina moradora da comunidade Palmeiras, no município de Tocantinópolis, faz uso do aparelho desde 2015 e ao passar mal foi encaminhada para o Hospital Municipal de Araguaína (HMA). “Nós viemos com ela pra cá e falamos para a enfermeira que ela usava o aparelho e ela pediu para o médico olhar, quando olhou viu que era um defeito nele e precisou da cirurgia”, explicou a mãe de Alice, Aline Apinajé.

Segundo o coordenador de cirurgias cardíacas pediátricas do HMA, Márcio Miranda, “foi uma paciente que chegou com exaustão deste gerador, que colocou ela em risco de morte, mas conseguimos resolver de maneira rápida este implante, sem intercorrências”, informou, acrescentando que a paciente não fazia manutenção e acompanhamento médico, o que é recomendado para quem faz uso deste tipo de aparelho.

Serviços

As cirurgias cardíacas neonatais e pediátricas e o funcionamento dos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal Eduardo Medrado (HMEM), em Araguaína são mantidos por cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), aprovada na Resolução da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Tocantins (CIB-TO). Os serviços são administrados pela Organização Social Instituto Saúde e Cidadania (Isac).

Pela Resolução só este ano serão destinados mensalmente de R$ 250 mil, proveniente do Teto Financeiro da Gestão Estadual (Teto MAC) para o Teto Financeiro da Gestão Municipal de Araguaína, repassados pelo Fundo Nacional de Saúde para a manutenção de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica Tipo II. Além deste valor,  serão enviados do Tesouro Estadual, anualmente, R$ 8.114.524,08, para custeio das cirurgias cardíacas neonatais e cirurgias cardíacas pediátricas em caráter eletivo e de urgência.

Edição: Thâmara Cruvinel 

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Secretaria de Estado da Educação conta com estrutura de apoio e atendimento aos municípios
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA