Tocantins

Tocantins ultrapassa as 500 mil pessoas notificadas para Covid-19

Publicado

em


Tocantins ultrapassa as 500 mil pessoas notificadas para Covid-19

12/05/2021 – Aldenes Lima/Governo do Tocantins

O 423º Boletim Epidemiológico da Covid-19 no Tocantins, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta quarta-feira, 12, aponta que o Estado ultrapassou a marca de 500 mil pessoas notificadas com a doença, nos 139 municípios. Atualmente, são 500.375 pessoas notificadas e 166.214 casos confirmados. Destes, 149.395 pacientes estão recuperados, 14.139 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 2.680 pacientes foram a óbito.

Apesar de pouco mais de 33% da população do Estado – 1.572.866, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2019 – já ter sido notificada, a porcentagem de confirmação de casos, comparada à notificação, é igual. “Temos um índice de confirmação relativamente baixo, se compararmos o total de notificações, acreditamos que isso se deve às medidas adotadas pela Gestão Estadual, tomadas ainda no início da pandemia e que seguem até esta data. Reduzimos a carga horária, fizemos recomendação de fechamentos de atividades não essenciais e o incentivo ao uso de máscara, cuidados com higiene pessoal e distanciamento social”, explica o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini.

A taxa de mortalidade pela Covid-19, no Estado, é de 1,6%, abaixo da média nacional, de 2,8%, o que segundo o titular da SES, se deve ao trabalho pontual do Governo do Estado, em ampliar atendimento e garantir as condições de trabalho necessárias às equipes da linha de frente. “Temos 186 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e 267 leitos clínicos exclusivos a pacientes com a Covid-19. Todas as nossas unidades seguem equipadas e abastecidas de medicamentos, insumos e equipamentos de proteção individuais. Isso possibilita um atendimento em tempo hábil e de forma eficaz, que garante uma melhor recuperação dos pacientes e a menor contaminação dos servidores que atuam na linha de frente de combate à doença”, destaca Edgar Tollini.

A atuação da gestão em prol da recuperação dos pacientes tem sido eficaz. Atualmente, 89,8% das pessoas confirmadas com a doença no Estado já estão recuperadas e de volta ao seu convívio familiar e rotina de trabalho. “As medidas restritivas ainda seguem como necessárias, uma vez que ainda temos 8,5% da população confirmada, com o vírus ativo. Estas medidas devem ser observadas até mesmo por quem já recebeu a segunda dose dos imunizantes contra a Covid-19”, enfatiza a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Perciliana Bezerra.

O Tocantins já recebeu 473.950 doses de vacinas contra a Covid-19 e já distribuiu 406.248 aos 139 municípios. Do total distribuído, 202.078 foram utilizadas em primeira etapa de imunização e 114.135 em segunda etapa, acumulando 316.213 doses aplicadas, o que corresponde a 12,85% da população vacinada.

O diagnóstico precoce da doença também é um dos fatores que contribuem para o alto índice de recuperação e baixa taxa de mortalidade. “Desde o início da pandemia, o Lacen/TO [Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins] realiza os testes de RT-qPCR, que identifica a presença do gene do vírus SARS-CoV-2 e faz a vigilância laboratorial e genômica dando todo o suporte ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde e vigilâncias locais para o monitoramento do comportamento epidemiológico da doença no Tocantins”, pontua a diretora do Lacen/TO, Jucimária Dantas.

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Adapec prorroga prazo para recadastramento obrigatório de estabelecimentos agropecuários até 31 de março
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA