Cidades

Trabalho da Guarda Civil teve aumento de 230% desde o início da pandemia

Publicado

em


O presidente-comandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Wellington Paranhos Ribeiro, foi o entrevistado desta segunda-feira (19/7) da live Prefeitura Digital. Com apresentação da primeira-dama, Thelma Cruz, o programa tratou de projetos e de ações específicas da GCM nesse período de pandemia.

Segundo o presidente-comandante, os trabalhos da Guarda tiveram aumento de mais de 230% de março de 2020 até agora. “A pandemia já nos assola há mais de um ano e não apenas na nossa Guarda, mas em várias outras secretarias houve aumento de trabalho. Nós tivemos 230% a mais de ocorrências no nosso serviço de fiscalização nesse período”, afirmou Paranhos.

Ele contou que uma das diretrizes do prefeito Rogério Cruz foi que a Guarda não apenas fiscalize ou cobre, mas que conscientize a população. “Com campanhas, blitzes educativas, instrução mesmo”, conta o presidente-comandante, acrescentando que a GCM tem, hoje, um total de 1283 agentes que colaboram com as ações específicas para o período de crise sanitária, além de outros projetos e programas.

READ  Sexta de trabalho forte e preparação intensificada com a equipe do Internacional

Leia abaixo os principais trechos da entrevista

Plano Municipal de Segurança Pública

Será o primeiro do Brasil. Está na Casa Civil da Prefeitura de Goiânia e, em breve, será publicado. “Trará muitos benefícios para toda a população da capital”, declarou Paranhos.

Novas viaturas

Outra novidade anunciada pelo presidente-comandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Wellington Paranhos Ribeiro, é que a GCM ganhará 50 novas viaturas nos próximos dias.

Dia a dia

Conforme Paranhos, a equipe sana, esclarece e conscientiza toda a população, em especial nas comunidades com atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade em Goiânia.

Circulação de viaturas nas ruas e parques

Diariamente a GCM, distribuída em sete comandos regionais, além de vários grupamentos, percorrem as ruas e os parques da cidade.

Diretorias especiais

Há a Diretoria de Políticas sobre drogas, que faz trabalho de conscientização sobre entorpecentes; o Programa Anjos da Guarda, com ações lúdicas voltadas a crianças carentes; o Canil da GCM, para trabalhos com animais; além da Coordenadoria de Defesa Civil e serviços administrativos.

READ  Procon apura redução do ICMS dos combustíveis nas distribuidoras

Guarda Mirim

Instalada na região Noroeste, específica para crianças, com o objetivo de plantar sementes do bem e retirá-las das ruas. Junto iniciou-se um trabalho de panificação e sextas básicas, coordenado pela primeira-dama, Thelma Cruz.

Violência doméstica na pandemia

Houve um aumento de 40% dos casos desde o início da pandemia e a Prefeitura instruiu comerciantes a ajudarem as vítimas a fazerem denúncias. Lembrou que basta desenhar um X na mão, mostrando em algum comércio, para que a polícia possa ser acionada.

Patrulha Mulher Mais segura

Para prevenir e combater violência contra a mulher, existe a Patrulha Mulher Mais Segura que faz atendimento a outras mulheres. Recebeu do prefeito Rogério Cruz três viaturas.

GCM junto de vocês

Foi criado na gestão do prefeito Rogério Cruz e leva mais segurança aos parques e praças da cidade.

Márcia Abreu, da Diretoria de Redação
Foto: Francis Maia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA