Política

Transferência da capital do estado é o destaque da campanha Nossa História; Praça Cívica é um dos símbolos desse movimento

Publicado

em


Série é publicada todos os sábados no Facebook, Instagram e Twitter da Assembleia Legislativa. Postagem desta semana revela como foi a mudança da capital do estado da cidade de Goiás para Goiânia. 

Os livros de história contam que a ideia de transferir a capital, já vinha desde o século XVIII. Registros dão conta de algumas manifestações nesse sentido. Em 1754, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal, o governador Conde dos Arcos, responsável pela administração de Goiás, escreveu ao governo português falando que seria melhor transferir a capital para o Arraial de Meia Ponte – hoje Pirenópolis.

No século seguinte, por volta 1830, Miguel Lino de Morais, o segundo presidente da Província de Goiás no período do Império, também expressou desejo de fazer a mudança da capital para Água Quente, porque, de acordo com ele, esse era um local mais promissor, uma região mais povoada e de comércio mais intenso. Posteriormente, o presidente do estado de Goiás, em 1890, Rodolfo Gustavo da Paixão, criticava a falta de infraestrutura da cidade de Goiás. 

READ  Termômetros devem chegar aos 33°C na capital paulista

Interventor realiza a ideia

Porém, foi somente na primeira metade do século 20 que a ideia tomou forma e conseguiu, finalmente, se viabilizar. Com a Revolução de 1930 e a nomeação de Pedro Ludovico Teixeira como interventor do estado, o projeto se fortaleceu. 

A transferência atendia tanto aos interesses do governo federal, que queria avançar na exploração do interior do Brasil, quanto do interventor, que acreditava que a saída da capital da cidade de Goiás, reduziria o poder da família Caiado, que detinha a hegemonia política em Goiás até então.  

Em dezembro de 1932, Pedro Ludovico Teixeira criou uma comissão para avaliar o território de Goiás e escolher um lugar para abrigar a nova capital. Depois de analisadas as condições do terreno, foi decidido que a cidade seria criada no então município de Campinas, às margens do Córrego Botafogo, em uma área onde estavam as fazendas Criméia, Botafogo e Vaca Brava.  

Em 24 de outubro de 1933, data em que foi lançada a pedra fundamental da cidade, ficou marcada como a data de nascimento de Goiânia. A partir daí, a nova capital foi erguida com muito trabalho, muitas dificuldades, mas também com a marca de uma cidade moderna, antenada com o que acontecia nas metrópoles mundiais, especialmente da Europa. 

READ  Lissauer destaca protagonismo de Rio Verde durante entrega de obras em comemoração aos 173 anos do município

Como importante articulador da mudança, o interventor Pedro Ludovico Teixeira emprestou seu nome a diversos logradouros da capital, entre eles a a praça central da cidade: a Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, mais conhecida como “Praça Cívica”.

Por sua importância histórica, a Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan) junto ao Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia. Formam o conjunto histórico tombado da Praça Cívica os edifícios e monumentos:

*Casa de Pedro Ludovico Teixeira
*Coreto
*Delegacia Fiscal
*Fontes Luminosas
*Fórum
*Museu Zoroastro Artiaga
*Obeliscos
*Palácio do Governo
*Procuradoria-Geral do Estado
*Secretaria-Geral
*Relógio da Av. Goiás
*Tribunal Eleitoral.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA