Nacional

Três amigos estão desaparecidos após saírem para pescar em alto-mar no RJ

Publicado

em


source
Everaldo Rodrigues
Divulgação/Arquivo Pessoal

Everaldo Rodrigues (foto), Pablo Henrique e Marcelo Silva não entram em contato com familiares desde ontem.

Três pescadores estão desaparecidos após entrarem em alto-mar na Praia da Barra , na Zona Oeste do Rio. Os amigos Everaldo Rodrigues, conhecido como Cica, Pablo Henrique Santos e Marcelo Silva embarcaram na Praia do Amor, ponto comum de partida para as pescarias, no início da manhã de quarta-feira (13). As famílias dos pescadores dizem que desde as 15h não conseguem contato com a embarcação.

De acordo com Eraldo Barboza, pai de Pablo, o filho e os amigos têm experiência em pesca e saem do mesmo local pelo menos três vezes na semana. Na rotina, eles entram no mar antes das 6h da manhã, percorrem 40 milhas, até o ponto de pesca, e começam o trajeto de retorno por volta das 15h. Às 16h, é de costume que estejam em terra firme, sempre antes de anoitecer.

Na quarta-feira, o último contato feito com a embarcação foi por volta das 15h, através de um amigo, também pescador.

READ  Lula diz que equipe de governo não é clube ou grupo de amigos

“O compadre do Pablo falou com ele às 15h. E parou de funcionar o rádio. Pode ter sido o motor, ter dado uma falha, não sei. O Compadre dele voltou para o barco, foi atrás, mas não encontrou. Ele falou que o mar estava manso, estava só com correnteza” conta Eraldo.

Segundo as famílias, na manhã desta quinta-feira, dia 14, a Marinha do Brasil iniciou as buscas pela embarcação. Por meio de nota, o Comando do 1° Distrito Naval (Com1ºDN) informou ter sido comunicado, na madrugada, “do desaparecimento da embarcação ‘Ressaca I’ a aproximadamente 60km da orla da Barra da Tijuca”.

Perdeu? Mostramos de Novo

O Salvamar Sueste, responsável por Operações de Busca e Salvamento (SAR) no mar, faz buscas e emitiu um aviso por rádio para as embarcações próximas. De acordo com a Marinha, as condições meteorológicas indicavam possibilidade de ventos fortes na região até as 9h de quarta-feira, mas não havia registro de existência de condições adversas para a navegação durante esta madrugada.

READ  Equipes buscam quatro desaparecidos em Petrópolis

Desde a noite, pescadores também estariam mobilizados à procura dos amigos, disse Eraldo:

“Os amigos com barcos entraram (no mar) de madrugada. Tem uns grupos de pescadores que vão para o mar e estão buscando também, ajudando.”

Edileuza Rodrigues Martins, irmã de Everaldo, conta que os amigos têm o hábito de voltarem para casa no fim da tarde. Eles vão para alto mar para pescar com arpão. Ela conta que o irmão se preocupa com a família e que a falta de notícias tem preocupado a todos.

“Eu perdi minha mãe há cinco meses com Covid. E meu irmão Everaldo fica toda hora ligando, preocupado com a filha que tá lá em casa, com meu pai. Eu não acredito que possa ter sido brincadeira não. Isso foi sério mesmo” disse Edileuza.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA