Geral

Turismo do DF ganha destaque em evento nacional no Senado

Publicado

em


A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) comemorou 85 anos nesta terça-feira (9), no Dia Nacional do Hoteleiro.  A data foi celebrada com uma sessão solene no plenário do Senado Federal, que reuniu cerca de 300 personalidades do setor de hotelaria e turismo de todo o país. Presente à cerimônia, a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, comentou sobre os números do trade (rede de negócios) da capital federal.

“Brasília segue em crescimento, porque temos um governo forte, que acredita que o turismo pode alavancar a geração de emprego e renda, como já está sendo feito” Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

Brasília conta com quase 300 pontos de hospedagem, dos quais mais de 180 são hotéis; e, no total, os leitos podem abrigar de 30 mil a 40 mil pessoas, lembrou a secretária, que também citou o calendário cada local, repleto de eventos e atrações turísticas. Em nível nacional, são cerca de 85 mil empregos gerados pelo segmento de hospedagem e outros serviços de turismo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC).

READ  Edição 3324

“A Abih é uma grande parceira estratégica tanto no receptivo do visitante quanto para a geração de emprego e renda”, disse a titular da Setur. “O segmento de hospedagem e de outros serviços de turismo está fazendo girar as atividades econômicas. Nos meses de julho, agosto e setembro, o número de passageiros passou de 1 milhão no aeroporto JK, que já retomou boa parte de sua performance mensal. E Brasília segue em crescimento, porque temos um governo forte, que acredita que o turismo pode alavancar a geração de emprego e renda, como já está sendo feito.”

Recuperação econômica

A sessão solene foi conduzida pelo senador Fernando Collor de Mello, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal (CDR). “A dedicação, criatividade e resiliência dessa categoria e da associação que a representa foram determinantes para a superação das imensas dificuldades que vivemos em um passado recente”, afirmou o parlamentar. “A pandemia de covid-19 trouxe para o mundo um dos mais tormentosos períodos da história do turismo. Felizmente, o que se descortina agora é um horizonte mais promissor”.

READ  Em reunião com vereadores de Porto Nacional, Procon e ATR apresentam irregularidades no abastecimento de água em Luzimangues

O ministro Gilson Machado se mostrou otimista ao agradecer o apoio do senador Fernando Collor pelo empenho na CDR. “Nenhum país da América Latina está vivendo uma recuperação astronômica no turismo como o Brasil”, destacou.

Durante a solenidade, foi lançado um livro comemorativo aos 85 anos Abih e um selo postal personalizado, juntamente com o carimbo comemorativo da data. “A Abih não estaria celebrando seus 85 anos se estivéssemos lastimando; porém, não estávamos sozinhos, e isso nos deu força para continuar mudando o curso da história”, afirmou o presidente da associação, Manoel Cardoso Linhares. A Abih é um exemplo de como o trabalho coletivo e a união de um setor pode ajudá-lo a conquistar mais espaço na economia do país.”

*Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA