Política

Última postagem da campanha Nossa História conta curiosidades do processo sobre a escolha do nome de Goiânia

Publicado

em


A fundação de Goiânia data de 24 de outubro de 1933. Mas até 1935, com a cidade em plena construção, ainda não havia uma definição sobre como seria chamada. A decisão cabia ao interventor Pedro Ludovico Teixeira, nomeado pelo presidente da República e responsável pela  transferência da capital.

Já em 1933, quando do lançamento da pedra fundamental, o jornal “O Social”, da cidade de Goiás, lançou o concurso “Como se deve chamar a Nova Capital?”, aberto à participação de todos os cidadãos. A primeira sugestão veio do intelectual Léo Lynce, que lançou o nome “Petrônia”, em homenagem a Pedro Ludovico, fundador da cidade; aos imperadores do Brasil Dom Pedro I e Dom Pedro II; e a Pedro, discípulo de Jesus e fundador da Igreja Católica. 

Outra sugestão veio do professor Alfredo de Faria Castro, que usou o codinome Caramuru Silva do Brasil para fazer sua indicação. Foi ele quem sugeriu o nome que, posteriormente, seria o escolhido: Goiânia. Para ele, a palavra tinha o significado de Nova Goiás, ou seja, a capital que sucederia a antiga Vila Boa, seria também um prosseguimento desta.

READ  Pela igualdade

Na votação popular, Petrônia ganhou com folga. Mais de 100 votos a favor, contra menos de 10 para Goiânia. Mas a escolha do interventor só seria feita, ou pelo menos, anunciada, dois anos depois. Até lá as pessoas se referiam à cidade, como a “futura capital” ou a “nova capital”. 

Foi somente no Decreto de 1935, em que se criava oficialmente o município, que Ludovico Teixeira batizou a cidade de “Goiânia”, desprezando por completo o nome que fazia referência a ele. Muitas pessoas que conviveram com Pedro Ludovico já deixaram registrado que ele não permitia nenhuma forma de personalização, relacionando a nova capital à sua pessoa. 

Além do sentido exposto pelo professor Alfredo de Castro, a palavra Goiânia se origina de Goyanna, do tupi-guarani, que significa “terra de muitas águas”. A definição é plenamente justificável, já que nossa cidade é prodigiosa em cursos d’água: possui 85 mananciais catalogados, sendo o Rio Meia Ponte, quatro ribeirões (Anicuns, João Leite, Capivara e Dourados) e 80 córregos. 

READ  Dr. Fernando Curado encerra sessão solene

E foi assim que nossa bela cidade passou a ser chamada Goiânia. E com essa informação, a série Nossa História, publicada semanalmente nas redes sociais da Alego, é encerrada. A postagem deste sábado traz ainda mais uma foto histórica, da Avenida Anhanguera, em plena década de 1960, bem diferente de como a via está atualmente. 

A campanha Nossa História acabou, mas a seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa (SPI) da Assembleia Legislativa de Goiás já está preparando outras campanhas, que também trarão muita informação de diversas assuntos. Aguarde! 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA