Política

Um dos maiores complexos de cavernas da região Centro-Oeste é o destaque da semana da campanha Isso é Goiás

Publicado

em


Conhecida por ter o segundo maior complexo de cavernas do Centro-Oeste, com mais de 50 cavernas e grutas que atraem turistas do Brasil e do mundo e, mais um sem número de atrativos do ecoturimo, a cidade de Vila Propício estampa a campanha nas redes sociais. 

Emancipada há apenas 25 anos, quando foi desmembrada da badalada Pirenópolis, Vila Propício é um  paraíso para os amantes do turismo ecológico e de aventura. As mais de 50 cavernas existentes no município, com suas riquezas inexploradas, são verdadeiras surpresas para os visitantes. A maioria das cavernas e grutas fica escondida sob morros tomados por mata nativa em propriedades rurais. Essas formações rochosas contêm vários elementos, como pérolas, travertinos, cortinas e helictites, todos originários da formação de minerais somada à ação da gravidade, do vento e das diferenças de pressão no interior das cavernas. Dentre as cavernas mais visitadas estão a Chico Pina, Cearense, Dois Irmãos, Três Marias e a da Samambaia.

A cidade possui,  ainda, muitas outras belezas naturais. As cachoeiras, abundantes na região, são de encantar os olhos. E você pode escolher: Cachoeira Rio dos Patos, do Rio Verde, do Rio Maranhão, entre outras, além, é claro, da grande atração: o incrível Lago Azul, de águas cristalinas, perfeitas para banho e mergulho. 

READ  Arantes repudia ofensa racial cometida por dirigente esportivo

Além da diversão e do lazer, passear por Vila Propício é ter uma aula sobre respeito à natureza. O visitante tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e os habitantes que nela vivem, os principais responsáveis pela sua conservação. O turismo ecológico no município faz parte dos roteiros oferecidos pelas agências nos programas de barco e carro, pernoites em hotéis e passeios pela floresta.

A interação do homem com a natureza e a valorização cerrado são ensinamentos do ecoturismo local. Os programas são feitos em horas ou dias. Os melhores levam mais tempo pela própria característica da região, onde as distâncias são vencidas pelo desempenho de cada grupo.

Os programas são realizados com o acompanhamento de guias especializados, com curso ministrado por entidades ecológicas.

Vila Propício merece, sem dúvida, uma visita. E nesses tempos de pandemia, pode ser uma opção mais segura, já que a cidade ainda não é tão procurada pelos turistas, que preferem destinos mais conhecidos na região, como Pirenópolis e Corumbá.  

READ  Semana Nacional de Trânsito começa na segunda-feira

Se você gostou de descobrir Vila Propício nas redes sociais da Alego, continue acompanhando nossas postagens. No próximo domingo tem um novo destino, cheio de belezas e aventuras. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA