Tocantins

Unidades da Polícia Militar iniciam testagem rápida da Covid-19

Publicado

em


Unidades da Polícia Militar iniciam testagem rápida da Covid-19

18/03/2021 – PMTO / Governo do Tocantins

A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) já começou a distribuir para as suas unidades, os kits de testes rápidos para a detecção da Covid-19. O Comando do 6º recebeu na quarta-feira, 17, cerca de 1 mil testes rápidos para detecção da Covid-19. A unidade também foi contemplada com equipamentos de proteção individual (EPIse), a serem distribuídos a seus policiais, constando, 120 unidades de álcool em gel, 2.500 máscaras descartáveis, 2.500 luvas, protetores faciais, desinfetantes à base de peróxido de hidrogênio, e aventais descartáveis.

A Diretoria de Saúde da PMTO também doou para o serviço de saúde do Batalhão: 30 máscaras N95 e quatro protetores faciais, face shield.

Para o comandante do 6º BPM, Tenente-coronel Ricardo Apolinário de Carvalho, a testagem dos policiais militares do 6º Batalhão é extremamente importante, pois estão à frente dos trabalhos e lidam com pessoas que podem estar, ou estão, contaminadas pela Covid-19. “Já realizamos uma primeira etapa de 60 testes rápidos e devemos continuar, até alcançar todos os policiais. Precisamos ter um diagnóstico dos que estão com o vírus e tomar as medidas necessárias de proteção, executando os demais protocolos recomendados. Desta forma, teremos a tropa disponível para bem servir nossa população tocantinense”, destacou o Tenente-coronel.

Por determinação do Comandante-geral da PMTO, Júlio Manoel Silva Neto, 100% do efetivo da PM deve ser testado ao longo dos próximos dias, além de familiares dos policiais e militares da reserva. “Essa é uma das ações que a Polícia Militar está promovendo, dentro da Operação Tolerância Zero, em combate à pandemia da Covid-19”, destacou o coronel Silva Neto.

Testagem em Dianópolis

Teve início nesta quinta-feira, 18, a testagem do efetivo da 2ª CIPM e seus familiares, para diagnóstico da Covid-19. O objetivo é detectar os militares que possam estar infectados e isolá-los para evitar a transmissão.

Araguaína

Nesta quinta e sexta-feira, respectivamente, nas dependências do 2º Batalhão de Polícia Militar e do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, no Setor das Autarquias em Araguaína, teste rápido para detecção do novo Coronavírus. A testagem é uma ação preventiva ofertada para os policiais e bombeiros militares da ativa e da reserva, seus familiares e os funcionários civis.

A realização do teste rápido objetiva a detecção do novo Coronavírus por meio da coleta do sangue do paciente com um furo no dedo. O resultado sai em até 20 minutos, possibilitando ao paciente ter ciência de sua condição de infectado ou não, uma vez que pode ser assintomático, além de evidenciar a presença ou não de anticorpos do vírus no organismo.

Alerta para cuidados

Os cuidados com a higienização e medidas de contenção continuam sendo de grande relevância, tais como: uso contínuo da máscara de proteção, manter as mãos sempre limpas e o distanciamento social. “Essa ação desenvolvida com a realização dos testes é de extrema importância a fim de que nosso serviço de saúde possa ter uma visão geral sobre o impacto da patologia junto ao efetivo, além de servir enquanto condição preventiva, haja vista o posterior afastamento dos militares que se encontrarem na condição de positivo, mesmo que seja assintomático. Com esses afastamentos, poderemos evitar a contaminação com “efeito cascata” para o restante dos militares. Essa ação demonstra a preocupação do Comando Geral da Polícia Militar com o bem-estar da tropa, pois os testes estão ocorrendo em todas as unidades militares do Estado do Tocantins, contemplando todo efetivo da polícia militar, da ativa, da reserva e familiares”, afirma o Comandante do 2º BPM, Tenente Coronel Valdeonne Dias da Silva.

Aliança do Tocantins

O prefeito de Aliança do Tocantins, Elves Guimarães, agradeceu o recebimento de 1 mil testes de COVID-19 para o município. “Agradeço ao nosso Governo do Estado do Tocantins, à deputada Luana Ribeiro, à major Melissa (da DSPS) e ao comandante da Polícia Militar, por ter doado ao nosso município os mil testes rápidos”, disse o prefeito.

“Os testes rápidos ajudam a identificar a presença da infecção viral na população e a partir disso é possível traçar estratégias mais assertivas. Será de grande importância e valia para o andamento do combate a COVID-19”, concluiu o prefeito.

Em Figueirópolis

A secretaria Municipal de Saúde de Figueirópolis, recebeu 1mil testes rápidos de Covid-19 para ampliar a oferta de testagem às pessoas assintomáticas do município. “Este trabalho tem como objetivo identificar possíveis casos positivos, evitando que esta pessoa transmita o vírus a outras. Se a pessoa for confirmada positivo para o vírus, ela será isolada e terá assistência médica até a cura da doença”, esclareceu a prefeita Jakeline Pereira, que foi pessoalmente receber os kits.

Edição: Lenna Borges

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Ruraltins e Banco do Brasil capacitam extensionistas para orientar produtor no acesso ao crédito rural
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA