Tocantins

Unitins inicia aulas do primeiro semestre letivo de 2021 nesta quinta-feira, 18

Publicado

em


Unitins inicia aulas do primeiro semestre letivo de 2021 nesta quinta-feira, 18

17/02/2021 – Josiane Mendes/Governo do Tocantins

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) dará início às atividades do primeiro semestre letivo de 2021 nesta quinta-feira, 18. São esperados 2.231 acadêmicos, sendo 640 calouros, que participarão das aulas no modelo de ensino híbrido. A exemplo do que estava ocorrendo no semestre passado, as aulas teóricas continuarão no modelo remoto, enquanto atividades práticas, estágios, sala de estudo das bibliotecas e uso de laboratórios serão realizados de forma presencial, por meio de agendamento e obedecendo todos os requisitos do Protocolo de Segurança em Saúde, em virtude da pandemia da Covid-19.

Haverá programação especial, transmitida pelo canal oficial da Unitins no YouTube, para recepcionar os acadêmicos, a partir das 19 horas, com  a participação do reitor Augusto Rezende, da vice-reitora Darlene Teixeira Castro e de pró-reitores. O evento encerra com a palestra Um tempo novo, a ser proferida pelo diretor de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), professor Antônio Cesar Melo.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, afirma que a expectativa para este retorno das atividades é a melhor possível, pois é um semestre preparado com muito carinho. “Os nossos professores passaram por uma semana de planejamento, de repensar e discutir o semestre, de organização da curadoria de materiais, dos critérios de avaliação e os feedbacks da Comissão Própria de Avaliação.  A gente tem certeza que será um semestre produtivo, em que serão muito movimentados o ensino, a pesquisa e a extensão”.

Prograd

A pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski, fala da preparação realizada pela universidade para o início do semestre, como a Jornada Pedagógica, “o que possibilitou aos docentes reforçar todo o aprendizado e também estruturar as aulas e o planejamento em função na modalidade remota, com ensino híbrido, com aulas síncronas e assíncronas. Assim, o aluno é estimulado de várias formas na área da tecnologia e todas as possibilidades que possam ser exploradas para que as aulas fiquem mais atrativas, interessantes e as ferramentas sejam todas utilizadas”.

A pró-reitora acrescenta que o semestre letivo será iniciado com muita alegria e com a expectativa de envolver os alunos, além de todo o empenho dos professores. “Reiniciaremos com as aulas teóricas no modelo remoto. A parte prática, com os estágios, laboratórios, sala de estudos das bibliotecas e aulas teóricas de cálculos, será dada presencialmente, de acordo com a necessidade que o professor verificar. Alguns cursos que tenham essa parte prática muito mais aflorada, como Enfermagem e Engenharia Agronômica, serão trabalhados presencialmente, lógico usando todas as recomendações necessárias para evitar a propagação do novo Coronavírus”, explica.

As atividades presenciais relacionadas às aulas práticas, acompanhamento nas disciplinas Exatas e Específicas, estágios, uso de laboratórios, Complexo de Ciências Agrárias (CCA), projetos de Pesquisa e Extensão, uso das bibliotecas nos cinco campus da universidade e atendimento no Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape) também estão liberadas, desde o semestre passado, para ocorrer de forma presencial.

Protocolo

O Protocolo de Segurança em Saúde do Governo do Tocantins determina que haja um controle rigoroso de acesso e permanência às instituições de ensino, adotando medidas para evitar aglomeração, manter o distanciamento social e os hábitos de higiene, como lavar as mãos e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, como celular, maçaneta e corrimão, entre outros.

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Prefeitura de Goiânia disponibiliza, nesta terça-feira (27/12), 753 vagas de emprego
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA