Política

Vacinação contra a covid-19

Publicado

em


Forte defensor das vacinas como ferramenta principal no combate à pandemia da covid-19, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), comemorou o avanço da campanha de imunização contra a doença no estado, sobretudo, nas cidades de Rio Verde e Goiânia. Segundo ele, com a ampliação da faixa etária em grande parte dos municípios goianos, a tendência é de que o número de internações e óbitos alcance uma redução significativa nos próximos meses contribuindo, dessa forma, para a estabilidade nas unidades de saúde e para a normalização das atividades econômicas.

Com a chegada de mais 224.980 novas doses de vacinas em Goiás na última semana, as prefeituras iniciaram a ampliação da vacinação para o público em geral e para os grupos prioritários. Em Goiânia, pessoas a partir de 45 anos já podem ser imunizadas. Já em Rio Verde, município representado por Lissauer no Poder Legislativo, a faixa etária avançou para a população com 46 anos ou mais. Além disso, o governador Ronaldo Caiado (DEM) também anunciou na última quinta-feira, 24, que 10% do total de imunizantes recebidos serão destinados para grupos específicos como lactantes, garis e profissionais da imprensa. Segundo o presidente da Alego, mais um passo extremamente importante na luta contra a cxovid-19.

“Todos nós sabemos que a vacina é a saída para essa grave crise que estamos enfrentando. Com a população imunizada, conseguiremos aos poucos voltar à normalidade, ver a nossa economia se estabilizar novamente e o principal: a preservação da vida de milhares de goianos. Por isso, defendo a campanha de vacinação liderada pelo Ministério da Saúde junto aos entes federados e vejo com boa expectativa o avanço da imunização em nosso estado. Goiânia já está na faixa dos 45 anos, Rio Verde chegou aos 48, além da inclusão de novos segmentos nos grupos prioritários, como os profissionais da imprensa. Sem dúvidas, caminhamos a passos largos para finalmente vencermos essa batalha”, disse Lissauer Vieira.

READ  Pacientes com covid têm ampla rede de atendimento no DF

Reconhecendo o relevante papel da secretaria estadual de Saúde nas ações de enfrentamento da pandemia em todo o estado, o chefe do Poder Legislativo ressaltou ainda a atuação do secretário Ismael Alexandrino e de sua equipe para o avanço da vacinação em Goiás. De acordo com ele, um trabalho “positivo” e que tem gerado “bons frutos” para os goianos. “Não posso deixar de reconhecer o brilhante trabalho do secretário Ismael e de sua equipe no combate da pandemia em Goiás. Com toda a sua competência, dedicação e profundo conhecimento, ele tem contribuído positivamente nas diversas ações de enfrentamento da doença em nosso estado e, principalmente, para a aquisição de vacinas. Sem dúvidas, atuação que tem trazido bons frutos para a nossa população”, afirmou.

Novas doses

Visando reforçar a campanha da vacinação contra a covid-19 no estado, Goiás recebeu na semana passada mais 224.980 novas doses de imunizantes, sendo 100 mil da Coronavac, 74.880 da Pfizer e 50.100 da Janssen. Segundo o governo estadual, metade do novo lote de CoronaVac, produzidos pelo Instituto Butantan, deverá ser usado como primeira dose e o restante das vacinas serão destinadas para aplicação do reforço. Já os imunizantes do laboratório Janssen, do grupo Johnson & Johnson, serão aplicados como dose única.

READ  Goiás já aplicou 80.628 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado

Ainda de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Goiás já ultrapassou a marca dos 661 mil casos da doença, com mais de 18,6 mil óbitos. No entanto, até a última terça-feira, 22, mais de 2 milhões de doses contra o coronavírus já haviam sido aplicadas no estado. No total, mais de 689 mil pessoas se encontram completamente imunizadas. Segundo o governador Ronaldo Caiado, a expectativa é de que toda a população adulta já esteja vacinada até o mês de setembro deste ano. “Só descansarei quando o último goiano for vacinado contra a covid-19. Com as novas remessas, já em setembro vamos vacinar até a faixa etária dos 18 anos”, informou Caiado.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA