Tocantins

Vacinação contra brucelose no Tocantins atinge 94,04% das bovídeas em idade vacinal

Publicado

em


Vacinação contra brucelose no Tocantins atinge 94,04% das bovídeas em idade vacinal

14/01/2021 – Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), divulgou nesta quinta-feira, 14, o índice de cobertura vacinal contra brucelose do segundo semestre de 2020. Pelos dados, foram vacinados 94,04% do rebanho de bovídeas do Estado com idade entre 3 e 8 meses, somando 354.420 bezerras. O índice está bem acima da meta preconizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que é de 80%.

Para o presidente da Adapec, Paulo Lima, o índice alcançado demonstra o compromisso dos produtores rurais com a cadeia produtiva da pecuária tocantinense. “O pecuarista sabe da sua responsabilidade e da importância da vacinação contra brucelose para o controle desta doença que traz prejuízos econômicos e afeta a saúde pública”, frisa o presidente, acrescentando também o papel do Governo do Tocantins, por meio da Adapec, no controle da zoonose.

A responsável pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (Pecebt), Carolina Silveira Ozorio Ribeiro, explica que os produtores que deixaram de vacinar as bezerras com a vacina Cepa B19 serão autuados pela Adapec com multa no valor de R$ 5,32 por fêmea não vacinada e R$ 127,69 pela não declaração e, além disso, terão a ficha cadastral bloqueada até a apresentação da declaração de vacinação com a vacina Cepa RB 51.

Para executar a vacinação com a RB 51, o produtor rural deve procurar um médico veterinário cadastrado na Adapec para fazer a vacinação dos animais e emitir o atestado de vacinação para comprovação na Agência e desbloqueio de ficha de movimentação. Vale ressaltar que esta vacina contra brucelose é de microorganismos vivos atenuados, por isso, só deve ser feita por estes profissionais devidamente cadastrados.

Edição: Caroline Spricigo

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governo do Tocantins trabalha para ampliar a avicultura e a suinocultura no Estado
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA