Distrito Federal

Vacinação já reduziu os casos graves de covid-19 entre idosos

Publicado

em


Segundo Jean Lima, presidente da Codeplan,  vacinação foi o fator responsável pela redução no percentual de óbitos dos idosos que desenvolveram a covid-19 | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Em um momento delicado como o atual, com aumento na taxa de disseminação do coronavírus e de óbitos relacionados à doença, uma notícia traz esperança. Dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostram que, nos primeiros 24 dias deste mês, o percentual de óbitos por covid-19 de pacientes com mais de 80 anos caiu 10 pontos percentuais.

“O que já aponta nesses 24 dias é essa queda percentual significativa, e que sem dúvida nenhuma foi contribuída pela vacinação. É a única solução”Jean Lima, presidente da Codeplan

Em fevereiro, 26,8% dos óbitos por decorrência do novo coronavírus registrados no DF foram de pacientes acima dos 80 anos de idade. Até 24 de março, esse percentual caiu para 16,6%. Uma redução significativa, tendo em vista que o percentual de pacientes infectados pela covid-19 nesta faixa etária permanece o mesmo desde janeiro, totalizando 2% dos casos registrados por mês.

O fator responsável pela redução no percentual de óbitos dos idosos que desenvolveram a covid-19 foi a vacinação, como explica o presidente da Codeplan, Jean Lima. “Em termos de casos, estamos ainda com patamares muito parecidos. O que já aponta nesses 24 dias é essa queda percentual significativa e que, sem dúvida nenhuma, foi resultado da vacinação”, avalia. “É a única solução”.

READ  GDF lança ações com foco na atenção à primeira infância

Para efeitos de comparação, o percentual de óbitos registrados em pessoas entre 30 a 39 anos, 40 e 49 anos e 50 e 59 anos de idade aumentou de fevereiro até 24 de março (3,6, 1,5 e 5,5 pontos percentuais, respectivamente). Uma constatação de que as medidas de proteção contra o coronavírus, como o isolamento social, uso de máscara e de limpeza das mãos, ainda têm que ser seguidas.

“A eficácia da vacinação já repercute muito nesse público”Petrus Sanchez, secretário adjunto de Assistência à Saúde

Dados da Secretaria de Saúde (SES) também apontam para a vacinação como fator decisivo para a redução no número de mortes de idosos acima de 80 anos por decorrência da covid-19. Se compararmos de março de 2020 com os dados coletados nos primeiros 24 dias do mês atual, houve uma redução de 32,5% no número de óbitos nesta faixa etária.

“A eficácia da vacinação já repercute muito nesse público”, ressalta o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez. “Os dados que temos coletado evidenciam que as internações entre os idosos com mais de 80 anos também estão reduzindo. Por isso as vacinas são tão importantes”.

READ  Sejus e TJDFT promovem capacitação sobre escuta de crianças e adolescentes

Até o momento, 234.536 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 no DF. De acordo com a SES, todo o público-alvo de idosos com mais de 80 anos, estimado em cerca de 42 mil pessoas, já recebeu a primeira dose do imunizante. Para a segunda dose, a pasta calcula que faltam pouco mais de 16 mil pessoas para recebê-la, o que representa 37,8% do total.

Para mais informações sobre a campanha de imunização contra a covid-19 no DF, clique aqui.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA