Política

Vetada proposta sobre condições de trabalho aos professores em teletrabalho

Publicado

em


Iniciou tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 9163/21, da Governadoria do Estado, que veta integralmente o autógrafo de lei nº 247, de 4 de novembro de 2021. Trata-se de proposta do deputado Antônio Gomide (PT), que autoriza o Poder Executivo Estadual a fornecer todos os equipamentos tecnológicos, eletrônicos e/ou informática aos servidores públicos da educação básica para o exercício do Regime Especial de Teletrabalho na rede estadual pública de ensino.

Em oficio mensagem à Alego, o governador Ronaldo Caiado (DEM) frisa que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), órgão a quem pertence o quadro de pessoal do magistério público estadual, pronunciou-se desfavoravelmente ao autógrafo referenciado.

Segundo o governador, a Seduc esclareceu que a proposta é inconveniente e inoportuna, porquanto as atividades do regime de trabalho remoto foram encerradas em Goiás com a publicação do Decreto nº 9.914, de 29 de julho de 2021. A ainda frisou que, no período do regime de teletrabalho, foram proporcionadas as condições de trabalho aos servidores por meio de empréstimos de equipamentos, pagamento de ajuda de custo para a aquisição de equipamento e de auxílio conectividade aos professores para a melhoria do plano individual de internet, além da disponibilização de conexão gratuita nas unidades escolares.

READ  Helio de Sousa tem opinião divergente sobre venda de hospital do servidor

Caiado ressaltou que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) também recomendou o veto total ao autógrafo. “Ela indicou vício de inconstitucionalidade formal subjetiva, com a violação aos arts. 61, § 1º, inciso II, da Constituição federal, também à alínea “e” do inciso II do § 1º do art. 20 e arts. 110 e 112 da Constituição do Estado de Goiás. A PGE afirmou que uma proposição parlamentar não pode interferir no campo de autonomia constitucionalmente assegurado ao Poder Executivo, com a definição da forma de ordenação e atuação da administração pública.”

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA