Política

Veto do Governo sobre alteração do Código Tributário é rejeitado na CCJ. Outros 16 projetos foram aprovados

Publicado

em


Os integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), deliberaram 19 processos, sendo que 16 são autoria parlamentar e três oriundos da Governadoria. Destes, três matérias sofreram pedidos vista e 16 foram aprovados. Dentre as proposituras aprovadas durante a reunião híbrida desta quinta-feira, 23, destaque para o processo legislativo nº 7149/21, que trata do veto parcial ao autógrafo nº 128, de 05 de agosto de 2021, que propõe alteração da Lei nº 11.651, de 26 de dezembro de 1991, que institui o Código Tributário do Estado de Goiás (CTE). A alteração foi proposta pelo deputado Helio de Sousa (PSDB) e o relator foi o deputado Talles Barreto (PSDB), que apresentou relatório rejeitando o veto governamental.

O texto da matéria sugere alterar o art. 1º inclui a alínea “U” ao inciso I e parágrafo 3º no art. 37 do CTE, que cuida da não incidência do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Acrescenta-se também o art. 170-A à lei, referenciada, para estabelecer que a multa tributária, exceto a de caráter moratório, não excederá o valor do tributo devido correspondente à obrigação principal. Já o art. 2º do autógrafo, prevê a produção de efeitos retroativos a 2 de janeiro de 2014.

Durante a discussão da matéria, Talles usou a palavra para justificar seu parecer contrário ao veto da Governadoria e apontou três principais pontos divergentes na proposta encaminhada pelo Poder Executivo. “O veto foi baseado em três situações: o não atendimento à lei de responsabilidade fiscal, da inexistência de convênio entre o Estado e a Confaz e das obrigações assessórias que tem eficácia e dependência. Não tenho dúvidas de que há irregularidade em relação à postura da Secretaria da Economia e nosso relatório foi baseado nos fatos que vimos no processo. São mais de 100 mil pecuaristas que passam por dificuldades e essas multas inviabilizam a rotatividade de gado. Rejeitamos o veto e tenho certeza que a Justiça vai favorecer o pecuarista”, ponderou o relator.

Já o projeto de lei nº 7018/21, assinado pelo deputado Alysson Lima (Solidariedade), teve a votação prejudicada com o pedido de vista do líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (MDB). A matéria que proíbe a apreensão de veículos sem a devida comunicação prévia ao proprietário recebeu parecer favorável do relator, deputado Charles Bento (PRTB).

READ  Após prorrogação da CCJ, sessão ordinária terá início às 15h50

Demais matérias aprovadas com parecer favorável do relator  

Processo nº 5878/21 – Deputado Alysson Lima – Altera a Lei n° 11.651, 11.651, de 26 de dezembro de 1991, que institui o Código Tributário do Estado de Goiás (CTE-GO). Relatado pelo deputado Wilde Cambão. 

Processo nº 5011/21 – Deputado Wilde Cambão – Acrescenta o artigo 2°-A à Lei n° 14.044, de 21 de dezembro de 2001, que dispõe sobre as unidades do Colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás (CPMG). Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 7002/21 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a Política Pública Estadual 50+VIDA, que visa promover e estimular a prática de atividades esportivas, lazer e o acompanhamento voltados para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar social da população com mais de cinquenta anos. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo. 

Processo nº 3583/21 – Deputado Bruno Peixoto – Dispõe sobre o aumento de gratificação para os coordenadores regionais de educação de porte 1, 2 e 3. Relatado pelo deputado Wilde Cambão. 

Processo nº 5789/19 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a Política de Incentivo de Construção de Barragens Produtoras de Água na Bacia do Rio Meia Ponte para o Consumo Humano. Relatado pelo deputado Dr. Antonio.

Processo nº 6066/21 – Deputado Amauri Ribeiro – Declara de utilidade pública o Centro de Atendimento ao Mais Carente de Trindade, com sede naquele município. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.  

Processo nº 7022/21 Deputado Henrique Arantes – Dispõe sobre a definição de maus-tratos contra animais. Relatado pelo deputado Charles Bento. 

Processo nº 6974/21 – Deputado Maycllyn Carreiro – Denomina “Viaduto Sergio Hipolito Machado”, o próprio público localizado na GO- 060, no trecho que dá acesso ao setor Vera Cruz, localizado na zona urbana do município de Trindade. Relatado pelo deputado Charles Bento. 

Processo nº 6494/21 – Deputado Delegado Humberto Teófilo e outros – Concede Título de Cidadania a Raimundo Oliveira de Sousa. Relatado pelo deputado Vinícius Cirqueira. 

Processo n° 5282/21 – Deputado Álvaro Guimarães – Dispõe sobre a estadualização da rodovia municipal GTB-001, situada no município de Goiatuba (GO). 

READ  Governo do Tocantins apoia 1ª Oficina do Centro de Desenvolvimento da região sul do Estado

Outros processos aprovados com parecer contrário

Processo nº 5881/21 – Deputado Alysson Lima – Susta os efeitos do inciso XXXVII do art. 9° do Decreto nº 9.560, de 21 de novembro de 2019, do Poder Executivo. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 6260/19 – Deputado Karlos Cabral – Declara de utilidade pública a Comunidade Terapêutica Gênesis, com sede no município de Rio Verde (GO). Relatado pela deputada Lêda Borges. 

Processo nº 3836/21 – Deputado Bruno Peixoto – Altera a Lei n° 16.901, de 26 de janeiro de 2010, que dispõe sobre a Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado de Goiás.  Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 5554/21 – Deputado Bruno Peixoto – Altera a Lei n° 19.587, de 10 de janeiro de 2017, que estabelece normas gerais para a realização de concursos públicos no âmbito da administração pública estadual. Relatado pelo deputado Wilde Cambão. 

Rejeição de veto

Processo nº 4947/21 – Veto ao autógrafo de lei complementar nº 2, de 7 de abril de 2021, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado, que estabelece as diretrizes e bases do Sistema Educativo do Estado de Goiás. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi. 

Processo nº 1100/21 – Veto ao autógrafo de lei nº 219, de 17 de dezembro de 2020, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado, que dispõe sobre a isenção de pagamento de taxa para a emissão de documentos pessoais furtados ou roubados. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.

Demais projetos com pedidos de vista

Processo nº 4472/21 – Deputados Bruno Peixoto e Coronel Adailton – Altera a Lei n° 16.897, de 26 de janeiro de 2010, que dispõe sobre a criação de classes e níveis de subsídios nas carreiras e cargos. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Processo nº 7018/21 – Deputado Alysson Lima – Proíbe a apreensão de veículos sem a devida comunicação prévia ao proprietário nas hipóteses previstas. Relatado pelo deputado Charles Bento. 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA