Política

Virmondes Cruvinel integra a comitiva da Fieg em visita técnica ao polo de tecnologia e inovação do Senai Cimatec

Publicado

em


O deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), enquanto presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa, integra comitiva goiana liderada por representantes do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), em visita técnica ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Cimatec, no estado da Bahia. O foco da visita é conhecer boas práticas a fim de subsidiar ações da Aliança pela Inovação e ampliar parcerias, por meio do polo avançado do Cimatec no Senai Goiás. 

Para Cruvinel, essa é uma excelente oportunidade para conhecer de perto a estrutura do Cimatec Park (complexo tecnológico e industrial no município de Camaçari). “Essa parceria é muito importante para nós porque o Cimatec Park é um espaço de formação na área de tecnologia e inovação. Estamos buscando referências para o nosso estado”, frisou. “Juntamente com a Fieg, tenho certeza de que vamos levar coisas importantes para Goiás”.

Por sua vez, o presidente do CDTI, Heribaldo Egídio, ressaltou a importância da participação do parlamentar na visita técnica. Ele explicou que “o Cimatec está dentro de um polo industrial muito importante, o de Camaçari, que fornece produtos no setor farmacêutico, além de vários outros segmentos do setor produtivo no Brasil”. 

READ  Secretário da Agricultura visita Ceasa e discute parcerias

Egídio disse que “essa parceria entre o conselho temático e esse modelo criado pela Aliança da Inovação de Goiás, e ainda agora, com o Marco Legal, criado pelo deputado Virmondes, tem sido de suma importância para o nosso ecossistema”.  

O presidente do CDTI afirmou, ainda, que “nessa visita estamos conhecendo, não só as estruturas da Cimatec, mas também o que está sendo desenvolvido pelos diversos segmentos industriais, como na área de mineração, de fármacos e automotiva. É um grande aprendizado. Estamos levando isso para dentro do nosso Sistema Fieg”. 

Nesta sexta-feira,18, a visita técnica da comitiva de Goiás irá à sede do Cimatec, que está localizada em Salvador.

Senai Cimatec

O Senai Cimatec tem foco em pesquisa e inovação para o desenvolvimento da indústria, ao integrar os processos de pesquisa e inovação de um centro de tecnologia às pesquisas científicas e acadêmicas de um centro universitário. Também são feitas parcerias com empresas e instituições nacionais e internacionais, com mais de R$ 180 milhões de recursos em projetos, e elevados indicadores de propriedade intelectual, além de mais de 60 patentes registradas. 

READ  No Pequeno Expediente, Major Araújo chama atenção para situação do Ipasgo

O projeto Cimatec Park visa amplificar os limites da atual e já robusta infraestrutura do Cimatec. É formado por um grande complexo tecnológico e industrial que combina um Science Park, ou seja, um parque tecnológico e um business parque, integrados em um eco parque de 4 milhões de m² no Polo Industrial de Camaçari. 

O complexo possui laboratórios avançados, plantas piloto, áreas de segurança para testes e operações de risco, espaços para startups industriais, centro de tecnologia das empresas e empresas industriais de base tecnológica. 

A estrutura foi projetada para atender a demandas da indústria nacional que ainda não são atendidas por outras instituições de ciência e tecnologia. O intuito é que Cimatek Park consolide a região como referência em alta tecnologia, inovação e novos negócios, além de se transformar em peça essencial aliada à indústria brasileira para o desenvolvimento, fortalecimento e competitividade.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA