Geral

Você conhece o caminho da água até chegar na torneira?

Publicado

em


Até chegar à casa dos moradores do Distrito Federal, a água passa por sistemas de tratamento – a depender da qualidade do líquido –, para se tornar potável e apropriada ao consumo. Na capital, há vários tipos de técnicas utilizadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) que eliminam sujeiras e garantem um produto 100% saudável à população.

No DF, a Caesb utiliza vários tipos de técnicas que eliminam as impurezas da água e garantem um produto totalmente saudável à população | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Um deles é o sistema avançado de tratamento de água, que atende milhares de moradores do Gama, Itapoã, Lago Norte, Paranoá, Sobradinho e Varjão. A técnica se baseia na ação de membranas de ultrafiltração, uma das mais modernas tecnologias para tratar o líquido. Trata-se de uma espécie de peneira, responsável por eliminar vírus e bactérias.

“A água não precisa ser filtrada novamente em casa, mas é necessário manter as caixas d’água sempre limpas”Cláudia Morato, gerente de Operações da Caesb

A gerente de Operações da Caesb, Cláudia Morato, explica que o procedimento adotado pela Caesb não utiliza processos químicos no início do tratamento – como os demais. “A opção pela adoção desse sistema se deu em função da qualidade de água produzida e das características das amostras brutas disponíveis, além do curto prazo requerido para implantação do sistema”, comenta.

READ  Decreto do governo de Minas abre caminho para tombar Serra do Curral

“Ao final, utilizamos dois produtos químicos: cloro e flúor. O primeiro garante a qualidade microbiológica da água e o segundo previne a cárie dentária, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Com esses sistemas, são tratados cerca de 1000 litros por segundo”, informa a engenheira química. “A água não precisa ser filtrada novamente em casa, mas é necessário manter as caixas d’água sempre limpas”, alerta.

Morador do Guará, João Barbosa, 31 anos, nunca teve problemas com a qualidade da água na capital. “Sempre confiei. Moro aqui há 7 anos e tomo água da torneira sem problema nenhum. Já fui a outros estados onde não tenho coragem de beber sem ser filtrada, mas aqui é tranquilo”, comenta o autônomo.

O procedimento adotado pela Caesb não utiliza processos químicos no início do tratamento. Ao final, são utilizados dois produtos químicos: cloro e flúor | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

E água que corre para o esgoto?

A Caesb também é responsável pela coleta e tratamento da maioria do esgoto produzido no DF. O índice de coleta é de 90%, tratando 100% do material coletado. Depois que utilizamos a água, ela percorre um longo caminho até chegar nas 15 estações de tratamento de esgoto (ETE). Após escorrer pelo ralo, o líquido segue para as redes coletoras.

READ  Matheus Mazzafera a Thaís Braz: Se o Xamã chegar você namora?

Segundo a superintendente de Operação de Tratamento de Esgotos da Caesb, Ana Maria Mota, o esgoto é formado por 99,9% de água e de uma fração sólida equivalente a 0,1%. “Na fração sólida, podem ser encontrados materiais estranhos ao esgoto, tais como plásticos, absorventes, preservativos, lenços umedecidos, estopa, entre outros. E é justamente o lançamento irregular desses resíduos que podem impactar para o sistema de coleta e tratamento de esgoto, afetando os processos e equipamentos das unidades de tratamento”, alerta.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA