Geral

Volta às aulas sem buracos em acesso à escola rural de Planaltina

Publicado

em


“O mais legal é trabalhar para fazer com que essas crianças que moram no núcleo rural voltem às aulas com mais conforto” Ronaldo Alves, coordenador do Polo Norte do GDF Presente

A estrada de terra com buracos e danificada pelas últimas chuvas ganha nova roupagem na área rural de Planaltina. A via de acesso ao Centro de Ensino Fundamental (CEF) Bonsucesso, a 25 km da cidade, recebeu melhorias do GDF Presente e está preparada para receber, nesta segunda-feira (9), os alunos, que estiveram longe das aulas durante quase um ano e meio, por conta da pandemia de covid-19.

Em meio à poeira típica da estação, trator do GDF Presente se destaca em trabalhos para mudar o cenário, pavimentando as vias | Fotos: GDF Presente

Com uma motoniveladora, uma retroescavadeira e três caminhões, equipes do Polo Norte – responsável pela manutenção da região –  fizeram o patrolamento e nivelamento da estrada vicinal, construindo também canaletas e saídas de água. Tudo para facilitar o acesso de carros e ônibus que voltam a transportar as crianças e adolescentes rumo às atividades escolares.

A ação atende uma demanda da diretoria do CEF Bonsucesso encaminhada à Administração Regional de Planaltina.

READ  Ceará derrota o Palmeiras e conquista a segunda vitória consetiva

“O mais legal disso tudo é trabalhar para facilitar o acesso à escola e fazer com que essas crianças que moram no núcleo rural voltem às aulas com mais conforto”, valoriza o coordenador do polo, Ronaldo Alves.

As equipes do GDF Presente permanecerão esta semana no núcleo, nivelando as vias de acesso às chácaras da região e construindo lagoas de contenção para a água das chuvas.

Asfalto novo

Promover acessibilidade em áreas rurais é uma das preocupações do Governo do Distrito Federal (GDF). Além de providenciar o patrolamento das estradas de terra, a gestão conta com o programa Caminho das Escolas, por meio do qual se leva asfalto até a porta das escolas, dando fim à lama e à poeira em algumas regiões. Pelo menos R$ 52 milhões estão previstos para esse tipo de investimento.

O administrador regional de Planaltina, Célio Rodrigues, conta que as estradas de terra do núcleo rural sofrem com a ação do tempo e a passagem de veículos pesados. “A poeira é comum nesse período de seca, mas o nivelamento e o fim dos buracos e das trepidações refletem também em segurança nessa volta às aulas”, comemora.

READ  Tubulações para recuperar pontilhão em estrada rural do Riacho Fundo II
Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA