Política

Wagner Neto propõe que Itaguari seja considerada a capital goiana da Folia de Reis

Publicado

em

O deputado Wagner Neto (PRTB) apresentou na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 10203/22, propondo declarar o município de Itaguari como Capital Goiana da Folia de Reis.

Segundo o parlamentar, as Folias de Reis de Itaguari movimentam toda a cidade em diversos aspectos: econômico, político, lúdico, religioso e social. “Nesses aspectos ressalto, dentre outros, as toneladas de alimentos doadas pela população local e demais devotos que deixam suas ofertas como agradecimento às graças recebidas, ou, simplesmente por devoção”, escreve.

Wagner Neto aponta, ainda, que em Itaguari as festas de folias de reis remontam do século XIX. No município são realizados cinco festejos de reis: Folia Goiana, Folia Mineira, Folia do Brejo Grande, Setembro ou Temporona e Dos Cumpade.

“As Folias de Reis de Itaguari persistem como elementos vivos da cultura, que fortalecem a cidadania. Estes são alguns dos pontos que, mesmo com a crescente religiosidade protestante no município, a presença e facilidade das inovações tecnológicas, não foram suficientes para impedir que as folias se mantivessem ainda que para isso tenham sido ressignificadas”, justifica o deputado Wagner Neto.

READ  Encerramento das Atividades

A matéria foi encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, onde será distribuída para a relatoria de um parlamentar.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA