Tocantins

Webconferência aborda cadastro em programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde

Publicado

em


Webconferência aborda cadastro em programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde

23/02/2021 – Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde do Estado (SES), por meio da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (Spas)/Diretoria de Atenção Primária (DAP), realizará no dia 3 de março, a Webconferência: Cadastro e Inconsistências no e-SUS/SISAB (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica), o evento será virtual e terá início às 14 horas, com previsão de término às 16 horas.

O encontro tem o objetivo de orientar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS): coordenadores; profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS); agentes comunitários de saúde e digitadores, quanto ao adequado cadastro no e-SUS-AB, evitando inconsistências no sistema. 

Programa de financiamento

O Previne Brasil, novo modelo de financiamento de custeio da APS, é um modelo misto de pagamento que busca estimular o alcance de resultados, e é composto pelos componentes: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégias.

A capitação ponderada é um tipo de repasse calculado com base no número de pessoas cadastradas e sob responsabilidade das equipes de saúde da família ou equipes de atenção primária credenciadas. Ela considera fatores de ajuste como a vulnerabilidade socioeconômica, o perfil de idade e a classificação rural/urbana do município.

Para a diretora de Atenção Primária da SES, Laudecy Alves do Carmo Soares, “Capitação Ponderada é um dos três componentes do novo modelo de financiamento da APS que precisa fortemente da atuação das equipes municipais no cadastro dos usuários nas equipes, a fim de evitar a perda de recursos financeiros”. 

Acesso ao evento

A Webconferência poderá ser acessada aqui, utilizando o ID da reunião: 989 2769 4749 e a senha de acesso: 467942.

Participação 

A webconferência contará com a participação do técnico Adriano Castilho da Gerência de Monitoramento e Avaliação de Atenção Primária da SES-TO, que fará explanações sobre o tema e esclarecerá dúvidas dos participantes.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Governo do Tocantins publica resoluções com novos projetos de Parceria Público Privada
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA